terça-feira, abril 21, 2020

Clara Ferreira Alves


Não conheço Clara Ferreira Alves. Ou melhor, lembro-me de termos feito parte de uma delegação, creio que à Hungria, nos anos 90, e de ambos termos estado numa conversa, com mais gente, no hall de um hotel de Budapeste. É tudo.

Depois disso, para mim, há duas Clara Ferreira Alves.

Uma delas é a pessoa que faz parte dos debatedores do “Eixo do Mal”. Quase que deixei de ver o programa, apenas por causa dela, pelo que me irrita, sempre que a vejo e oiço.

A outra é a escritora. Tenho uma quase veneração pela qualidade da sua escrita, dos seus livros àquelas crónicas na revista do “Expresso”, num português magnífico, com uma construção soberba, que, todas as semanas, me dá um prazer imenso a ler. Até já quase me fez esquecer o quanto gostava de encontrar por ali, naquele mesmo lugar, o José Manuel dos Santos.

Decididamente, não quero que a Clara Ferreira Alves do “Eixo do Mal” polua a imagem da escritora, de cuja qualidade de texto sinto, frequentemente, inveja - e a inveja não faz parte dos meus defeitos, e tenho vários, estimados e alguns, julgo, estimáveis.

16 comentários:

Anónimo disse...

Eu só consigo ver o Eixo do Mal, porque está lá a Clara Ferreira Alves. Gostos não se discutem.

Julieta disse...


Anónimo das 00:45

Já somos dois!

rui esteves disse...

Sou da mesma opinião.
Há duas Claras Ferreira Alves.
Uma escreve muito bem, e é óptima nas crónicas. É certo que é uma romancista falhada, mas não se pode ter tudo.
A outra, a televisiva, tem uma voz desagradável e é pouco objectiva.

Anónimo disse...

Concordo. O Eixo do Mal é mais folclore , a Revista do Expresso é outra coisa, a Clara é indubitavelmente melhor, não só nas crónicas, como nas grandes reportagens que faz pelo Mundo fora.

Anónimo disse...

Subscrevo! A senhora é irritante e pretensiosa. Gosto mais de a ler. Aliás, já não vejo o eixo do mal. Não suporto aquele cabotinismo todo. Há programas que deviam ser eliminados, para melhoria do ambiente. Admite-se que aquela " Circulatura do Quadrado", ou lá o que é, esteja na tv (e antes na rádio), com os mesmos personagens, há "milhares" de anos?! É obrigatório ter o Marques Mendes nos próximos 5 ou 10 anos até ser eleito PR? Tínhamos antes cometido algum crime para ter tido o Marcelo anos a fio a fazer "análise"? Temos que aturar o Paulo Portas todos os dias? e o aborrecido prof. Loucã? O pluralismo na opinião também devia passar pelos órgãos de comunicação. Lembro-me em tempos de um jornalista luso-francês que muito se espantou com o monopólio de Marcelo no comentário político, ao longo de anos, impensável em França. Directores de consciência e lavagens ao cérebro creio que, nesta altura do campeonato, já alguns de nós dispensariam. Mas talvez fique mais barato pagar aos comentadores habitués do que, sei lá, fazer reportagens, investigação, etc

Anónimo disse...

Ah, catano!!! Não sou o único.

A mulher é insuportavelmente estúpida e arrogante no programa. Quando - raramente -, acontece ela não aparecer por lá aquilo melhora logo. E olhe que isto é difícil porque o painel do Eixo do Mal parece ter sido escolhido pelo diabo!

Temos o gajo de extrema esquerda (que só não dá sermões na igreja), que fala por cima de todos e que até consegue dizer "bom dia" como se nos quisesse morder.

Temos o gajo - que ainda não percebi para onde se inclina -, com a sua voz esganiçada e um tom artificialmente moralista de quem quer ser mais papista do que o Papa.

Temos o "gago" que - quando o deixam falar e consegue alinhavar uma frase inteira -, não diz nada de jeito. Parece que a gaguez é mesmo do pensamento.

E, depois, temos o moderador, que tem uma voz bonita mas não faz nada daquilo.

Mas a Clarinha é o pior que ali está.

Anónimo disse...

Senhor embaixador! Vou ter que discordar parcialmente de si, ou seja, na minha opinião Clara Ferreira Alves é uma excelente comunicadora, com comunicadora, com clareza e frontalidade diz o que pensa, sem rodeios, o que é de louvar num país, onde crassa a hipocrisia e o politicamente correto, por outro lado e aqui a minha concordância consigo, escreve de uma forma soberba, o que de resto o senhor embaixador também faz. Bem haja a si e à Clara!

Anónimo disse...

É a mesma Clara Ferreira Alves que 99,9% dos portugueses não consegue ler?

Mal por Mal disse...

A Clara ferreira Alves, no meio daqueles três, é dar "pérola a porcos"!

Um desperdício.

josé ricardo disse...

Pois em relação ao Eixo do Mal, deixei de ser assíduo, não por causa da Clara Ferreira Alves (soberba e positivamente irritante, por vezes), mas sobretudo por aquele registo de amigalhaços dos outros intervenientes, que fazem questão de cultivar. Quanto à Clara Ferreira Alves, gosto dela, digamos… noventa por cento das vezes. E sim, a Clara escreve limpidamente claro.

Anónimo disse...

O Sr. Embaixador leu o artigo da Laurinda Alves no Observador ? Leu com certeza ! E agora agora ainda é só no Eixo do Mal que ela o irrita ?
Pois bem , se eu já gostava dela e do que escrevia antes , agora passou a heroína , sem medo de dizer o que a maioria dos portugueses pensa , e que é uma bela chapada na cara do sr. Ferro Rodrigues ...

Anónimo disse...

Concordo, no essencial, com o que sobre a Clara Ferreira Alves diz o Senhor embaixador: escreve muito bem (não perco as crónicas de abertura do Expresso); mas é de uma arrogância intelectual "quase insuportável" naquele programa da TV... misturando a sua vasta vivência e boa cultura com o chico-espertismo de lisboeta vaidosa. Capaz de uma defesa intragável de um coiso que aí andou de primeiro-ministro chamado de sócrates e ...vá lá, com a confissão de que se enganou...
MB

aamgvieira disse...

Clara Ferreira Alves é das poucas pessoas que ainda leio no Expresso.

Quanto ao Eixo do Mal deixei de ver, cansei-me de ouvir os comunistas Daniel de Oliveira, Aurélio e o resto. Tenho filmes para ver em streaming e outros programas.

Anónimo disse...

Cada vez que me lembro da CFA a desancar no Trump por fechar parcialmente a fronteira aérea e, uma semana depois, caladinha quando vários países europeus fecharam todas as fronteiras...

Anónimo disse...


Como era fácil constatar este comentário era dirigido a este post e não ao seguinte onde, por engano, foi colocado.
Esclarecido o erro aqui o deixo no lugar devido.

Anónimo Anónimo disse...

É a prova de que os "intelectuais diários dos media" são mais de vento ou palha literária do que pensamento estruturado e muito menos político.
Também Pacheco Pereira é outro exemplo de político falhado e este até pensa melhor que a Clara mas, como praticamente quase todos como eles, não conseguem libertar-se, ela da literatura, ele da história literária.
Falta-lhes a intuição política e por isso falham e arruinam as suas ambições o que os torna irritantes a eles e irritados a nós.

jose neves

Anónimo disse...

No mais recente Eixo do Mal, a Clarinha manifestou o seu medo relativamente à reabertura das fronteiras. Não por causa dos espanhóis - sublinhou -, mas por causa dos brasileiros. Aquilo no Brasil...

Quando as obsessões políticas e a subserviência cultural se misturam temos isto. O problema não é o nosso principal mercado turístico - e único país vizinho -, estar no topo da infeção; o problema é a pouca gente que vem lá do outro lado do oceano, certamente infetada pelo Bolsonaro...

Ninguém constestou.

O futuro