sexta-feira, abril 17, 2020

25 de abril

É discutível - e é um debate respeitável, se desenvolvido em termos de saúde pública - a questão da realização da sessão parlamentar comemorativa do Dia da Liberdade.

A polémica, porém, teve uma incontestável vantagem: fez sair da toca os que detestam a data, mas que, às vezes, se acanham (ia a escrever “acobardam”, mas depois arrependi-me) em afirmá-lo.

30 comentários:

Anónimo disse...

Ultimamente anda a usar muito a questão do sair da toca.
Atenção às pequenas obsessões... Elas instalam-se e, depois, fazem mal à vista.

Anónimo disse...

Nem mais! Um bom pretexto para impedir desta vez a comemoração! Uns canalhas de Direita!

Anónimo disse...

Para ser franco estas comemorações já têm um ligeiro sabor a mofo. E juro que não sou de direita.

Anónimo disse...

Abril, águas mil graças a Deus!
e ainda bem que teremos água nas barragens, e para regar os cravos de Abril :)
estou também a pensar nas alfaces do outro dia na TV
e pela lógica seria de pensar na obrigatoriedade de recolher toda a produção nacional de
bens agrícolas e outros, e equipamentos para distribuir por exemplo pelo Banco Alimentar
já que se vislumbram tempos difíceis e muitos carenciados
não podemos deixar perder nada,
e pela lógica se o Estado fornece ajudas às empresas, deverá garantir que a produção seja
distribuída a pessoas identificadas como carenciadas, e a instituições
e que nada se perca ou seja destruído!

Anónimo disse...

A comemoração do 25 de Abril , este ano , é insultuoso para o país inteiro , que deve ficar em casa , em confinamento . Haveria certamente uma forma mais elegante de comemorar essa data . Presidente da República , Presidente da Assembleia Nacional e Primeiro Ministro , só os três ( então não representam o País ? ) , numa cerimónia simbólica , com o Hino Nacional a tocar e pronto , estava feito . O povo ía perceber e aplaudir .

Anónimo disse...

O dia da Liberdade ! A liberdade acaba quando só meia dúzia a pode usufruir , no parlamento ou no Rossio . Que péssimo exemplo !

Reaça disse...

Estas comemorações já são um pouco como o 10 de Junho e o 28 de Maio, no tempo da outra senhora, um motivo para uns tantos (meia dúzia) continuarem a coçar-se, e o povo ir até ao algarve, na santa ignorância.

Anónimo disse...


Acho que a data deve ser comemorada, pelos mesmos de sempre. O risco é lá com eles...

Dulce Oliveira disse...

E os que se recusam a participar fazem tanta falta como um tambor num enterro

Anónimo disse...

Acho lamentável que numa altura onde vigora o Estado de emergência se façam cerimónias do tamanho que está previsto.
É uma falta de respeito.
A manifestação pura e simplesmente não deve ser autorizada.

As comemorações do 25 de Abril deviam ter o PR, PM, comissão permanente da AR, CEMGFA, Presidente da Associação 26 de Abril e pouco mais.
Anda-se a insistir na distância e afastamento social e agora querem aglomerados de pessoas.

Vejam o que se passou na vizinha Espanha com as manifestações do dia 8 de Março e os resultados.

Anónimo disse...

Perfeitamente descabidas as comemorações anunciadas num período em que os portugueses estão acatando exemplarmente as medidas que lhes são pedidas para travar a pandemia. É inconcebível que o Presidente da República se tenha deixado influenciar e tenha aceite as comemorações anunciadas.

Anónimo disse...

25 de Abril, sempre!

Carlos Fonseca disse...

O senhor embaixador está a fazer sair do buraco as viúvas salazarentas. É mais difícil aliviarem a dor da perda do que curarem-se do COVID-19 (se forem infectadas).

Anónimo disse...

Ilustre embaixador! As posições extremadas são sempre errôneas. A discussão não deixa de ser interessante e tanto devem ter voz os favoráveis e os contrários. Contudo, sejamos sérios e efetivamente não me parece de todo adequado festividades sobre a data. Referência sim, mas festividade porquê? E os católicos não tinham direito a comemorar/festejar a Páscoa. Afinal podem ou não existir aglomerados? É nestas situações que este governo peca fortemente. Bem haja

aamgvieira disse...

Ser contra a possibilidade de ajuntamentos no 25 de Abril ou no 1 de Maio não significa ser fascista.

Bem sei que estão habituados a chamarem fascistas a quem pensa diferente, (belos democratas), mas tenham juízo. É a saúde que está em causa.

Anónimo disse...

Poderei estar enganado, mas alguém vai ficar mal na fotografia!

Anónimo disse...

mas esta gente ainda não viu que a AR tem estado a funcionar com restrições? queriam era que fechasse também nos outros dias -

Anónimo disse...

Caríssimo embaixador! Coloca sempre questões interessantes e que espicaçam o contraditório. Muito bom! Mas, será impressão minha ou os defensores das festividades manifestam um certo nível pouco recomendável! Bem! Julgo que o parlamento deve referir a data naturalmente mas, de forma discreta porque é isso que a situação exige, ou não? Estamos em estado de emergência , certo? Por favor haja bom senso para superarmos esta situação difícil e muito dolorosa!

Anónimo disse...

Justamente porque vigora o Estado de Emergência e é bom lembrar, que, a democracia não está suspensa:

Comemorar o 25 de Abril é imperativo.
Espero ver as principais figuras do Estado e todos os que nos representam.

Julieta disse...

"Nem mais! Um bom pretexto para impedir desta vez a comemoração! Uns canalhas de Direita!"

Sempre me impressiono com a argúcia e a linguagem elegante desta auto-designada esquerda ...

Pedro Sousa Ribeiro disse...

A minha opinião. A data deve ser comemorada, tendo em conta o seu importante significado, mas com descrição. Sem desfiles e com uma cerimónia simbólica na AR com nº limitado de participantes. 130 é demasiado e vai contra o estabelecido no atual estado de emergência.

Mal por Mal disse...

A Rainha da Inglaterra abdicou dos foguetes e dos parabens.

Não tem motivos para festas com tanto luto entre os seus súbditos.

Jaime Santos disse...

Para o anónimo de Esquerda (são todos de Esquerda, não são?) da 01:51... Desde quando a Liberdade sabe a mofo? Para mim ela tem sempre o gosto fresco da água cristalina. A mofo, isso sim, sabia o estado anterior, que de novo só tinha o nome...

Para a Julieta das 21:37, vá lá ter com o seu Romeu e bebam juntinhos o fel que exudam, sim? Não precisam de veneno nem de punhais... Está melhor assim em termos de linguagem elegante com umas referências clássicas pelo meio?

Sr. Embaixador, curto e eficaz. Também aqui as toupeiras saíram todas da toca... Parece-me claro que se o Parlamento não está suspenso, pelo contrário em Estado de Emergência mais necessário se torna que fiscalize a acção do Governo, pode e deve seguramente comemorar a data fundadora da nossa Democracia. E se isso implica que os deputados, membros do Governo e PR corram alguns riscos, pois é para isso que lhes pagámos, não é?

Anónimo disse...

À virose anti-25 de Abril da direita, o Covid-19, ainda é um tigre de papel para desmobilizar a esquerda na comemoração do Dia da Liberdade.
A direita ainda não percebeu que a esquerda ficou vacinada da virose fascista.

Anónimo disse...

Então e o 10 de junho que o Sr. Presidente da República cancelou há tanto tempo ? Agora já vai voltar com a palavra atrás ?
O 25 de Abril devia ser comemorado, sim , mas simbolicamente ! Para dar o exemplo aos milhares de portugueses que se têm portado exemplarmente , ficando em casa , cumprindo o que lhes foi imposto . É isto o 25 de Abril , é isto a comemoração da Liberdade .
Fiquem em casa ...
Todos sabemos que o Parlamento continua a funcionar ( mal seria ) , como tantas outras Instituições ... Mas o exemplo deve vir sempre de cima , a discrição seria muito mais aplaudida . Um acto simbólico ... e a comemoração seria perfeita !
Será que o dr. Ferro Rodrigues percebe isto ? Acho que não !

Julieta disse...


Jaime Santos,

Xiiiiiiii … sobre "fel", estamos conversados …


Mal por Mal disse...

Quem tem motivos para festejar são as funerárias...duplicou o trabalhinho.

Só 600 óbitos com o virus?

Anónimo disse...

A Presidência da República cancelou as comemorações do 10 de Junho, na Madeira e junto das comunidades portuguesas na África do Sul.

Anónimo disse...

Mas já se sabe se vão sair da AR? E 130 pessoas, são mais ou menos as que estavam quando foi aprovado o último estado de emergência... Sou a favor da comemoração, não se pode deixar cair.
E sim, este é é um óptimo meio de encontrar os salazarentos....

António disse...

Não gostou do meu comentário. Certo. Mas o problema é este regime estar cada vez mais parecido com o anterior. O meu problema não é com o 25 de Abril. O regime deveria mostrar para com o povo o mesmo respeito que o povo tem mostrado para com o regime.

Vou ler isto outra vez...