sábado, abril 11, 2020

Felizes são os donos da verdade!


Há quem tenha tido a sorte de, um dia, ter descoberto a verdade. Matutou muito e concluiu, depois dessa longa reflexão, que o mundo é assim: os maus estão de um lado e os bons estão do outro. E sabe, de ciência certa, quem são uns e quem são outros, tudo já sem a menor sombra de dúvida. Deve ser bem confortável viver assim.

Há muitos anos, recordo-me de que havia na “Seara Nova”, já no pós-25 de abril, uma figura que, todos os meses, como arauto desse maniqueísmo limite, teclava uns exercícios de estilo em que explorava o género, numa linguagem muito adjetivada. O nome desse escriba não vem aqui ao caso. Havia lutado contra a ditadura, mas o saldo de Abril não era bem aquilo que ele tinha desejado, e, por ter tido entretanto a “revelação” da tal verdade, sentia-se autorizado, do alto do seu mal-estar, a zurzir meio mundo. Elegera, em particular, alguns inimigos de estimação. Porque isso lhe seria incómodo, à luz de algumas cumplicidades passadas, não lhes referia o nome, andava por ali à volta, tudo “à bon entendeur”.

Esses detentores da verdade voltam a cirandar por aí, imagina-se que com o mau génio agora potenciado pelo confinamento. São invariavelmente ácidos, sempre irados, detetando conspirações, na eterna lógica do confortável “não é por acaso que”. Aliam-se ao diabo, se necessário for, para defenderem a sua dama. Sendo os donos da verdade, não deveriam andar felizes? Mas, pelos vistos, não andam. Que se há-de fazer?

5 comentários:

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Ah, Senhor Embaixador, grande par de bandarilhas. Tenho pensado exatamente o mesmo

Take Direto disse...

Tantas certezas absolutas. Tenho até um pouco de pena de pessoas com certezas absolutas.

Anónimo disse...

E alguns não perdoam não terem ido implorar-lhes para serem PMs, comeu-me velhomde uma universidade do Mondego cujo nome não me ocorre
Fernando Neves

carlos cardoso disse...

Entendo que este post é uma "insider's joke" que alguns perceberam. Não é o meu caso. Vivendo longe da pàtria, não sigo a vida politica de perto.
Reparei no entanto que o nosso caro embaixador critica a pràtica de não nomear os adversàrios mas faz exatamente isso mesmo!
Boa Pàscoa para todos
(desculpem os acentos e falta deles: o meu computador é assim)

Vasco Alves disse...

Compreendo que para alguém que à data do 25 de Abril já fosse nascido e pelo menos soubesse ler, seja relativamente fácil adivinhar a personagem referida. Para quem como eu tem 40 anos mas lê com assiduidade este blog torna-se extremamente desagradável ( não sendo esta a primeira vez) “ficar a olhar do banco” .

Fico sem saber se determinados posts são só para quem já faz parte da chamada “ Peste Grisalha “ ou se estamos mais em terrenos de um famoso treinador de futebol ( por sinal adepto do outro clube da 2° circular ) que celebrizou a frase “ vocês sabem do que estou a falar “.

Parabéns, concidadãos !