terça-feira, abril 28, 2020

De quem é o 25 de Abril

Andou para aí um debate sobre “de quem é o 25 de Abril”. 

A resposta é bem simples: o 25 de Abril é de quem o celebra, de quem o canta, de quem lhe grita as palavras de ordem, de quem, todos os anos, dá nova vida aos seus símbolos. 

E, claro, não é dos outros. 

Está percebido?

7 comentários:

Anónimo disse...

Seguramente do OBSERVADOR (esse jornal on-line de Extrema-Direita Liberal)é que não é!

Anónimo disse...

Bem! Falemos verdade:o 25 de abril é dos portugueses!

Anónimo disse...

De quem é ?. A pergunta é simples: "Aonde estavas naquela madrugada de 24 para 25 de Abril ?".
Em casa a ressonar?. A deitar contas à vida, encolhido numa viatura militar a caminho da capital ?....

Anónimo disse...

Belo dia para se ir à praia!

Jaime Santos disse...

Exactamente, ser-se ou não da Liberdade é uma questão de escolha. Pode ser-se de Direita ou de Esquerda e ser-se da Liberdade. O nosso Presidente, por exemplo, mostrou como é que alguém cujas origens estão no 'antigamente' pode ser da Liberdade, sem complexos. Outros, lamentavelmente decidiram dar-lhe o cházinho, respondendo com o seu fel. É pena, porque quer dizer que nem sequer o escutaram.

Outro exemplo é o do falecido Prof. Diogo Freitas do Amaral, o último dos líderes de Abril a deixar-nos, como bem lembrou MRS. As acusações de 'Fascismo' que lhe fizeram em 1985 eram injustas, foi ele afinal que, qual espécie de Moisés, trouxe uma parte da Direita desse 'antigamente' para a Democracia, sem nunca ter chegado a ocupar o lugar que merecia (podemos ter a certeza que seria um digníssimo Presidente da República, seguramente muito melhor que Cavaco Silva).

Por isso, o 25 de Abril é de quem dele se reclama, sem reclamar que deveria ter sido isto ou aquilo e não foi. Foi o que o Povo Português decidiu, bem ou mal, em cada eleição, escolher que ele fosse... E isso é mesmo muito...

alvaro silva disse...

O 25 de Abril é de quem o viveu. Mais de metade da população fala de cór, repetindo mantras que outros contam

Anónimo disse...


De acordo, Sr. Embaixador. Mas, satisfaça a minha curiosidade: Alguma vez desfilou na Avenida da Liberdade nas comemorações populares do 25 de Abril ?

João Pedro

Parabéns, concidadãos !