sexta-feira, abril 24, 2020

Agora, Moro


E lá foi “à vida” Sérgio Moro!

Agora, muitos de quantos elogiaram a vedeta do Lavajato, vão afirmar que ele traiu o presidente que lhe deu um palco político, ferindo-o num momento de uma óbvia fragilidade.

Outros, mesmo alguns que o diabolizaram pelo modo como se comportou naquele processo, mas porque lhes dá jeito esta bofetada em Bolsonaro, vão dizer que o homem saiu com alguma dignidade, para não ter de fazer mais fretes políticos ao presidente.

Vamos ser claros: estamos a falar da mesma pessoa que, independentemente de ter conseguido meter na prisão gente que bem o merecia, o fez através de uma operação político-judicial cheia de irregularidades processuais, com finalidades políticas que iam muito para além dos objetivos da justiça. Um processo que, no fim da linha, teve como consequência a eleição de uma figura como Jair Bolsonaro, tendo Moro, como prémio, o lugar de ministro da Justiça.

A questão, no dia de hoje, é, assim, bem simples: Moro, que passou todos estes meses no governo a fazer vergonhosos fretes a Bolsonaro, e que, com a sua presença no executivo, ajudou a avalizá-lo perante a opinião pública, não aguentou tudo o que, num excesso já obsceno, lhe era agora pedido. Ou alguém acredita que Moro só agora descobriu quem, na realidade, era Bolsonaro? Ou será que a sua súbita “coragem” pode ter algo a ver com o facto do governo de que fazia parte estar já apodrecido e decadente? E se se vier a constatar que esta saída de Moro está conjugada com o início de um processo de afastamento do presidente? Ou será que o próprio Moro gostaria de viver no Palácio da Alvorada?

Logo veremos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Nada disso. Moro, que é mais inteligente do que o bronco fascista do Bolsonaro (um tipo que elogia Pinochet é um fascista! O resto é treta!), o que não é difícil, percebeu que o seu futuro político, se se mantivesse agarrado ou colado à imagem e figura do Jair, não teria sucesso. E daí ter inventado um pretexto para sair em divo tempo.
Moro é muito mais sinistro e perigoso do que Bolsonaro, que é um básico. Moro é um Pinochet à civil. Se um dia chega ao Poder o Brasil entra em Ditadura ostensivamente (embora eventualmente disfarçada de qualquer procedimento "legal").
Moro agiu enquanto magistrado não com o objectivo de fazer Justiça, mas motivado - EXCLUSIVAMENTE - por motivos políticos.
Concordo consigo de que muitos que foram para à cadeia bem o mereciam, mas Moro actuou não para que se fizesse justiça, mas tirar uns tantos empecilhos do caminho e fazer propaganda política dele próprio.
O Brasil um dia destes vai implodir politicamente e não terei pena nenhuma. Escolheram o desastre político, com Bolsonaro, Moro, mais outros trastes, como Neoliberal Ministro da Fazenda, antigo guru de Pinochet, agora aguentem-se!
PS. E entretanto, vemos essa extra-ordinária figura, que é o Trump, preocupado com a saúde desse títere, louco, que é o líder da Coreia do Norte!!!!!!!! Como é possível!!

Anónimo disse...

"Ou será que Moro só hoje descobriu quem, na realidade, era Bolsonaro?"
Eu ia mais longe, e perguntava:será que ainda não perceberam, quanto, horrível gente, estes dois siameses são?

Anónimo disse...

Na verdade, verifico que o Sr. Embaixador está, como toda a gente, cheio de dúvidas. Nestes tempos perturbados, de fake news e de exacerbados preconceitos, não se consegue distinguir o bom do mau e este do vilão.

Joaquim de Freitas disse...

Anonimo de 24 de Abril 2020:


Nesta Máfia fascista, que levou Lula à prisão, e Bolsonaro a Brasília, Moro foi a cabeça pensante, ajudado por Dallagnol. A troca de mensagens entre o ex-juiz e agora ex- ministro da Justiça, Sérgio Moro, o procurador Deltan Dallagnol, responsável pela Lava Jato, e outros membros da operação, confirmou as suspeitas e críticas de que o ex-juiz também tinha agido como investigador, apesar de ter sido juiz nestes casos.

As conversas reveladas pelo site The Intercept Brasil destacam a combinação de acções, alegações sobre o atraso na realização de novas transacções, conselhos e dicas sobre como a equipa Lava Jato devia proceder.

O "The Intercept" revelou que até o procurador tinha dúvidas sobre as acusações de corrupção na Petrobras horas antes da denúncia do caso Guarujà Triplex. E que o Ministério Público Federal agiu para impedir a entrevista do ex -Presidente Lula da Silva antes das eleições, para que não contribuísse para a eleição do candidato do PT, Fernando Haddad.

A cooperação ilegal, os motivos políticos e uma acusação frágil à distância revelam as falcatruas que levaram à condenação de Lula da Silva.

Só por isto, Moro é culpado, e quando vemos, consequentemente, o estado em que se encontra o Brasil, é um criminoso. Tanto ou mais que Bolsonaro. Sem Moro, nao teria là chegado.

Resta a Moro de esperar que o general Mourão ponha o bronco cá fora, e o substitua no Planalto por Moro. Mas Moro deve ter cuidado com esse miliciano, e a sua quadrilha, especialistas do assassinato. Moro pode acabar como o seu homónimo italiano. No Brasil tudo é possível.

Quanto ao seu PS) final, o Dr. Trump , agora grande especialista dos tratamentos à base de lixívia e álcool e outros desinfectantes injectados no corpo, vai dar uma ajuda ao amigo Kim, da Coreia do Norte. Uma vez desinfectado, pode ser que mude de cor, e integre o grupo.

Recordo os discursos dos presidentes dos Estados Unidos e do Brasil na ONU, desqualificando a política internacional pela sua retórica. Gozam com a vida no planeta ignorando a gravidade da actual crise climática. E a Amazónia paga neste momento a trágica eleição. São os portadores da bandeira do fascismo. Quanto ao Dr.Trump talvez o COVID19 o leve para o desemprego em Novembro.

Anónimo disse...

"Ou será que o próprio Moro gostaria de viver no Palácio da Alvorada?."
Agora a próxima pergunta: E será Moro um bom (melhor) Presidente para um País com o Brazil?.

Anónimo disse...

Caro Leitor Joaquim Freitas,
Concordo consigo. A ver vamos como vai acabar o Jair fascista, para onde vai o Moro e como o Brasil vai ficar!
Quanto ao Trump, é pena que não tenha o Bernie Sanders como adversário. O Joe Biden é fraca figura e agora enfrentando acusações de abuso sexual.
Quando sabemos que dois terços dos americanos não têm um seguro de saúde ou têm um básico que não lhes dá acesso a nada e que podem, nesse sentido, vir a ser vítimas deste Covid 19, uns atrás dos outros, e que não há compaixão, nada, uma pessoa pergunta-se, afinal como é? Que porra de Democracia é aquela que não quer dar acesso à saúde a todos os seus cidadãos?
as, os americanos t~em o que merecem! Se Bernie Snders fosse PR tudo poderia mudar para os mais desfavorecidos. Assim sendo, ver-se-á os EUA, sobretudo agora por causa desta crise do Covid 19, a afundar-se. Não verterei uma lágrima pelo seu fim, se ele chegar!

Take Direto disse...

O mal cindiu com o mal.

PGR (3)

Seria importante o parlamento revisitar a questão da composição do Conselho Superior do Ministério Público, bastando para tal que o PSD recu...