Nasceste em Trier, ou Trèves, para quem gostar mais, faz hoje 205 anos. Olhaste a sociedade industrial do século XIX e, a partir dela, pensaste ser possível construir um mundo melhor. Alguns usaram as tuas ideias para criar o que vieram a ser monstros históricos. Outros souberam fazê-las evoluir para gizar a base de sociedades mais justas e, o que nos dias de hoje importa cada vez mais, em completa liberdade. Escapaste bem ao "caixote do lixo da História", como tu lhe chamavas, onde caíram muitos dos teus adversários e parte de quantos se diziam teus seguidores e se deixaram tentar pelas vias totalitárias. Nos dias de hoje, caro Karl, aqueles que apreciam a tua figura de pensador parece terem concluído que a arte da política solidária consiste em saber reivindicar o sentido de justiça e equidade que está subjacente ao essencial das tuas ideias, mas reinventando todos os dias a indispensável forma democrática de as viver.
5 comentários:
Belo texto.
jose neves
Caro embaixador, no cerne da teoria política de Marx havia e há muito pouco de "essencial de solidariedade das tuas(suas) ideias".
A teoria puramente materialista da "alienação" total que reduz o homem a uma ferramenta ou máquina sem pensamento ou consciência de si é uma fraude filosófica. O "materialismo histórico dialéctico", pensado em oposição ao de Hegel e depois convertido por Engels em "Materialismo Científico" que descobrira as "Leis da História" e por conseguinte, dai em diante, o futuro deixaria de ser um enigma visto que estaria à mão do homem fazê-lo ou refazê-lo a seu belo prazer por sua mão científica.
A sua mais importante e funesta ideia, de que retirada a posse de propriedade privada ao homem faria surgir a comunidade "comunista", ideia essa retirada da invenção de que outrora, no princípio dos princípios, teria havido uma tal sociedade paradisíaca, deu origem a um dos mais tenebrosos regimes da história.
Ainda, agora, como transparece do seu post, é pessoalizada por muita gente essa ideia nostálgica da possibilidade de um igualitarismo(m-l), não obstante o exemplo prático que foi o "socialismo real" da URSS e dos seus sucedâneos chineses, russos, cubanos, etc.
Vale, hoje em dia, ao marxismo tão somente a análise teórica-prática do funcionamento do sistema capitalista afim de que se possa avançar para democracias mais avançadas.
Texto oportuno ! Vi hoje desembarcar em França, em visita oficial, o Chefe duma grande potência mundial, que vi nascer, por um grande concurso de circunstâncias, há exactamente 60 anos.
O reconhecimento do governo “comunista” de Mao Tsé Tun pelo Chefe da Republica Francesa, o General De Gaulle, levou-me a Pequim durante tês semanas, no quadro da Grande Exposição Industrial Francesa, decidida pelos dois Chefes e Estado.
Vi o caminho percorrido e constato que as ideias de Marx, aplicadas com disciplina sob o comando dum partido que se reivindica destas ideias, permitiram de arrancar centenas de milhos de seres humanos ao flagelo da fome, ao mesmo tempo que erguiam o orgulho dum povo imenso ao nível dos maiores deste mundo, impondo a soberania dum Estado temido, talvez, mas respeitado doravante.
Como classificar a China? Trata-se dum monstro histórico? Ou é uma excepção feliz
Penso que, para ficarmos mais algumas linhas numa fraseologia que deve ser rejeitada, a lição de Marx é que devemos, em cada momento da história, grande ou pequeno, fazer uma análise concreta de uma situação concreta.
Foi precisamente isto que Marx fez ao estudar os roubos de madeira na Alemanha e depois baseando-se no imenso trabalho de Engels sobre as classes trabalhadoras em Inglaterra.
Ele trabalhou lá, é claro, como cientista e filósofo. Ele viu-se confrontado com a necessidade de analisar a sociedade do seu tempo, o capitalismo que estava descolando, e de criar uma teoria sobre ele.
E com Engels dedicará a sua vida ao estudo da realidade para fazer análises concretas de situações concretas: a comuna de Paris, as ciências do século XIX etc... e dá-nos um corpus teórico prodigioso. Lenine fará o mesmo ao analisar o desenvolvimento do capitalismo na Rússia. É nesta base que ele proporá ao Partido Social Democrata a sua teoria sobre a possibilidade de uma Revolução na Rússia.
O Senhor embaixador escreve: “e parte de quantos que se diziam teus seguidores e que, afinal, se deixaram tentar por vias totalitárias, que acabaram em tragédia.”
Creio que haveria muito a dizer sobre as circunstâncias históricas que levaram a estas “tragédias,…
206, suponho !
amf
Democracia e marxismo...
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