Há por aí quem não saiba que uma eventual escolha de António Costa para presidente do Conselho Europeu, se acaso viesse a ter lugar, seria feita por voto maioritário no seio do próprio Conselho. E que o Parlamento Europeu não tem rigorosamente nada a ver com essa designação.
3 comentários:
Não vejo a mais valia mas, com uma base eleitoral tão pequena, pode ser que tenha hipóteses.
Uma outra questão relevante é saber qual o poder concreto do presidente do Conselho Europeu. Tanto quanto julgo, esse poder é, na prática, próximo de zero.
Luís Lavoura
Julgo que não, na complexidade das instituições oficiais da UE, o Presidente do Conselho está acima do Presidente da Comissão (esta última é inclusivamente designada e nomeada pelo Conselho, tal como a presidência do BCE e de outros altos cargos nas instituições da UE, embora se saiba que na prática tudo isto resulta de acordos entre as 2 maiores forças politicas representadas nas instituições europeias, o PPE e os S&D).
O Presidente do Conselho Europeu presidindo ao órgão que reúne os Chefes de Estado e de Governo dos países da UE e define as orientações e prioridades políticas gerais da União Europeia (como por ex. a política externa e de segurança comum) é o mais alto representante da política da UE.
Enviar um comentário