segunda-feira, maio 06, 2024

Depois de amanhã!

 


2 comentários:

Carlos Antunes disse...

Somos campeões!
E a propósito dos grandiosos festejos de ontem, não pude deixar de retroceder às origens históricas dos festejos na praça do Marquês de Pombal.
No decurso da festa do título de campeão nacional em 1999-2000, o nosso Iordanov foi protagonista de um acto que ficou na memória dos sportinguistas: com o auxílio de uma grua (como ontem voltou a suceder) colocou um cachecol de campeão no pescoço do leão do Marquês, gesto que ficou para sempre como uma das imagens emblemáticas da grande festa leonina que se espalhou por todo o país. Dois anos depois, em 28 de Abril de 2002, ao voltarmos a ser campeões, o SPORTING iniciou no Marquês uma tradição, que se prolonga até hoje, de ali festejar a conquista de títulos.
A razão principal é o simbolismo do leão no monumento ao Marquês de Pombal ter sido da autoria do escultor Francisco dos Santos que alinhou no SPORTING entre 1908 e 1911, ao lado dos irmãos Stromp (Francisco, José e António), João Bentes e outros. No seu livro “Sporting Clube de Portugal: Uma história diferente”, Marina Tavares Dias, a maior olisipógrafa portuguesa, escreveu sobre Francisco dos Santos: “O monumento ao Marquês de Pombal, por ele concebido, vai ficar também, e para sempre, ligado ao clube do seu coração. Porque em ambos o leão representa a coragem, a serenidade e a força. No estilo dos grandes campeões”.
Por razões incompreensíveis e que nada tem com a história da estátua do Marquês do Pombal, o Benfica resolveu utilizar, em 2014 e pela primeira vez, o espaço para comemorar o título, tendo vindo a fazê-lo a partir daí.
O clube do regime no seu melhor: depois de ter trapaceado a data de fundação e o número de títulos de campeão nacional, resolveu como bom trampolineiro, apropriar-se de um espaço, para a comemoração dos seus títulos, que não tem nenhuma ligação histórica ao clube.
PS: A talhe de foice, aqui ao lado em Espanha, enquanto o Real Madrid comemora os seus títulos na fonte Cibeles, o rival Atlético festeja os seus títulos na fonte Neptuno.

José Luis Dias Honório disse...

Caro Francisco Seixas, aqui fica um abraço de Parabéns pelo seu Sporting que foi um justo vencedor com muito mérito, bom futebol e optimos espetáculos.
Abraço Benfiquista e muito feliz por ser leitor do seu blog.
Obrigado Bem Haja

Agostinho Jardim Gonçalves

Recordo-o muitas vezes a sorrir. Conheci-o no final dos anos 80, quando era a alma da Oikos, a organização não-governamental que tinha uma e...