sábado, agosto 05, 2023

As minhas mesas. (1) Trás-os-Montes e Alto Douro


A abrir


A pedido de amigos, aqui deixarei, neste e em próximos dias, divididas por regiões, listas de restaurantes de cozinha tradicional portuguesa que me ocorrem à memória, quando me apetece comer bem. 

Quase todos são mesas de comida "auto-explicativa", isto é, locais em que, em princípio, não haverá o risco de verem surgir junto da mesa alguém, a montante da primeira garfada, a desconstruir descritivamente a elaboração dos pratos. Estamos portanto longe das casas de "fine dining" ou de cozinha contemporânea. Isso não significa, contudo, que se trate sempre de restaurantes economicamente acessíveis.

Não faço ideia se algum dos restaurantes que vou referir está agora fechado para férias. Por isso, recomendo que vão ao Google, descubram o telefone e reservem - sempre! Também não garanto que, desde a minha última visita ou de nota de atualização recebida de amigos de confiança, o pessoal de alguma cozinha não possa entretanto ter mudado ou algum dono possa ter passado a casa "a patacos". 

Por tudo isso, esta despretensiosa lista vale o que vale. Tanto mais que me não considero um "gourmet", mas apenas alguém que se esforça por atualizar o seu conhecimento sobre o país gastronómico. Admito assim, sem o menor problema, poder estar enganado em algumas das minhas escolhas, lamentando também falhar a referência a outras casas, que possam ter um maior mérito relativo. Mas, repito, esta é a minha escolha, feita com uma assumida subjetividade.

Finalmente, a geografia. Começarei de Norte para Sul, deixando contudo para o fim os restaurantes do Porto e Lisboa, bem com as suas áreas adjacentes. Não irei referir nenhum restaurante da Madeira ou dos Açores, porque não disponho de um conhecimento atualizado dessas regiões. Igualmente, e imagino que para surpresa de muitos, pouco direi do Algarve, onde me desloco muito raramente e que, em termos literais, "não é a minha praia". Em cada localidade onde surja referido mais do que um restaurante, a ordem é a da minha preferência decrescente.

Comecemos então com 23 escolhas em

Trás-os-Montes e Alto Douro

ALIJÓ
- Cepa Torta

BOTICAS
- Rio Beça

BRAGANÇA
- Geadas
- Abel (Gimonde)
- Javali (Estrada do Portelo)

CHAVES
- Carvalho
- Talha
- Aprígio

ERVEDOSA DO DOURO
- Toca da Raposa

ESTRADA RÉGUA-PINHÃO
- DOC (Folgosa)
- Quinta do Tedo (Vila Seca)

MACEDO DE CAVALEIROS
- Brasa

MIRANDELA
- Flor de Sal
- Maria Rita (Romeu)

MOGADOURO
- Lareira

PINHÃO
- Cozinha da Clara (Quinta de La Rosa)

RÉGUA
- Castas e Pratos

TORRE DE MONCORVO
- Taberna do Carró

VALPAÇOS 
- Dona Adelaide

VILA POUCA DE AGUIAR
- Costa do Sol

VILA REAL
- Lameirão
- Chaxoila
- Cais da Vila


13 comentários:

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Venham elas (as listas).
Só quem não anda por aqui é que se surpreenderá com o facto de o Algarve não ser a praia do Sr. Embaixador.

manuel campos disse...


Fui ver: a última vez que estive no Algarve foi em 2003, uma semana.

Na vez anterior tinha o meu filho mais velho 3 anos: faz 53 este ano.

Também tudo leva a crer que não é, definitivamente, a "minha praia".

manuel campos disse...


Errata.

Estive lá em Agosto de 2000 três dias a visitar um filho e uma nora.
Com a excelente localização da casa, junto a uma marginal onde toda a gente se passeava ou abancava nas esplanadas, não me lembro de ter dormido uma noite decente.
Afinal, com tantas idas, sou quase um "habitué".

Carlos disse...

Toca da Rapousa ‘’’ muito bom!

Tive o grato prazer de conhecer o local por ocasião duma visita ao meu amigo Abílio produtor do vinho da quinta do Foztorto! A minha mulher adorou conversar com a D’ Maria sobre os doces de pimento!

Flor disse...

Uma lista exaustiva que lhe deve ter tirado algumas horas do seu descanso. Espero que os habitués de restaurantes por esse Portugal fora lhe agradeçam. Dos últimos años que fui passar férias ao Algarve foi quase sempre no mês de Setembro que sempre foi mais sossegado.

José Moreira da Cunha disse...

Estive recentemente no Wild & C.º, em Albufeira, e o dono - o Sr. Carlos Andrade oriundo de Paços Ferreira - perguntou-me por si, Francisco.
O Wild & C.º é um restaurante de carne muito bonito, com uma vista fabulosa do mar, frequentado, principalmente, por estrangeiros dos Países Baixos.
Abraço
José Moreira da Cunha

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Manuel Campos, eu última vez que lá fui ainda era menor de idade, foi em 2004.

Luís Santos disse...

Serviço público!! Obrigado!

manuel campos disse...


Francisco de Sousa Rodrigues

Vejo que esteve lá recentemente para os meus parâmetros dado que foi depois da minha última estadia.
Essa última estadia foi a convite de um casal amigo para casa deles pelo que a única vez que lá fui por minha livre e já não me lembro se expontânea vontade foi há um meio século, quando Algarve ainda estava bem longe de ser escrito com dois "LL".

Não ponho em causa nem nunca pus o prazer que aquelas praias possam trazer às pessoas que gostam daquelas praias e daquela água.
Mas dispenso tudo o resto.
Há quem me tenha dito toda a vida que não sei o que perco ao que eu sempre respondi que, em contrapartida, sei o que ganho.

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Manuel Campos,

"Não ponho em causa nem nunca pus o prazer que aquelas praias possam trazer às pessoas que gostam daquelas praias e daquela água. Mas dispenso tudo o resto."

Gosto muito de praia e de alguma movida, mas praias boas e bonitas tenho ao pé da porta (apesar das nortadas de verão). Depois, Portugal tem muito para conhecer.

Fernando Martins disse...

A Gabriela, em Sendim, não merece referência...?!?

Francisco Seixas da Costa disse...

A pessoa que comentou negativamente um dos restaurantes que referi pode voltar a fazê-lo desde que assine com o seu nome.

Francisco Seixas da Costa disse...

Já não vou há muito à Gabriela em Sendim, nem tenho informação, tida por fidedigna, sobre o modo como o restaurante estará, nos dias de hoje. Há tempos, passei por lá e comprei umas facas de Palaçoulo, mas não comi.

Pivot

Morreu Bernard Pivot. Tinha 89 anos. Há hoje uma França (e não só) de luto. Não terá chegado a receber a chamada telefónica que mais temia: ...