quarta-feira, agosto 09, 2023

Frases antigas: "Por favor, um café!"

 


18 comentários:

jose reyes disse...

Bica, cimbalino, capuccino, de saco, de máquina, etc

Anónimo disse...

Antigo era uma bica. Não havia nem café nem expresso. Já quase ninguém diz bica
Fernando Neves

manuel campos disse...


Por acaso não peço "um café", tout court, peço "um café cheio".
Mas se vier normal não peço para encher, estragava tudo.
Do mal o menos, aconteceu-me numa mesa de 10 pessoas ser o único a pedir um café, os outros nove foram ali do abatanado à chávena escaldada.
Acho que nunca bebi um abatanado, uma falha cultural imperdoável.

Flor disse...

"Sem princípio? " Como é? Além desse conheço todas as formas, no entanto não tomo nenhum. Estou proibida:(

Anónimo disse...

Os teus amigos terroristas da NATO parece que estão a ficar desesperados, seixas da costa. As vossas armas têm sido e continuam a ser todas destruídas pelas forças russas, que estão gradualmente a triturar a Forças Armadas da Ucrânia até à destruição total. A NATO vai perder esta guerra e depois vai ser a hora de ajustar as contas com os terroristas e filhos de putas como tu, que são os servos da CIA que têm vendido a nossa Pátria aos ianques e reduziram Portugal a uma anedota. Viva Putin! Morte à NATO!!!

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Eu, bebedor ocasional, é em chávena fria.

Francisco Seixas da Costa disse...

O Anónimo das 16:23 tem imensa graça

Tony disse...

Flor. Café sem princípio, é deixarem sair o início do café (o mais forte) e depois colocam a chávena com o resto. No fundo, acaba por ser o chamado carioca. Tinha um amigo de 66 anos, que tinha a mania dessa inovação, porque dizia que era mais saudável. Finou-se. Não sei se foi disso?.

afcm disse...

Banzada!!!
Não tinha noção do nível de determinados comentários.Tanta raiva!
(refiro-me ao Anónimo das 16:23).

Não resisti a "comentar o comentário" ( uma vez sem exemplo, espero).

Flor disse...

Tony obrigada pela sua resposta. Seguramente o amigo não morreu por causa do carioca que tomava. Mais depressa seria se ele tomasse o expresso. A última vez que tomei um café forte a tensão arterial subiu a 20.

AV disse...

Abatanado com um pingo de leite para mim, quase sempre.
Ao anónimo das 16:23 recomendo um bom chá de camomila forte.

Unknown disse...

Ao anónimo das 16 h e 23m recomendo educação, que, pelos vistos, não tem. Para pensar e reconsiderar desejar-lhe umas boas e retemperadoras férias em Sebastapol. O melhor acesso, dizem-me, é pela ponte de Kerch.

Anónimo disse...

Pensava que o carioca era a segunda tiragem do mesmo café, daí ser mais fraco.
Eduardo Parente

manuel campos disse...


Tenham lá paciência mas tudo tem uma explicação simples.
O Anónimo das 16.23 tomou de seguida um café normal, depois um curto, a seguir um cheio, entretanto um pingado, aí quis o sem princípio (sem princípios é com ele), experimentou o abatanado, saltou o carioca e garoto que isso é para gente fraca e seguiu-se o café em chávena fria.
Ora já viram bem em que estado fica quem, depois disto tudo, emborca um café em chávena escaldada, aquilo queima a língua, os lábios, a garganta e por aí abaixo até ao fim da linha.
Claro que o resultado foi o que se leu, tinha que explodir por qualquer lado.

manuel campos disse...


Flor

Está explicado porque não a deixam beber café e fazem muito bem.
O café é em parte um vício, ainda que eu admita que me espevita pela manhã, a partir daí passo bem sem ele ainda que me fizesse falta outro ao almoço.

Como só bebo um café por dia, ao pequeno-almoço, a minha tensão tem andado nos 105/65 mas, como sempre foi baixa, não me põe mais tonto do que já sou (minha mulher tem valores semelhantes, somos um casal muito unido).

Acho graça às pessoas que me dizem que também têm tensão baixa quando se fala destas coisas (120/80, por exemplo) e que, conversa daqui, conversa dacolá, acabam a dizer que "mas tomo um comprimido, claro".
O que é para mim "claro" é que nem deviam ter começado por se gabar de terem tensão baixa.

Flor disse...

Manuel Campos, o casal tem uma tensão arterial de passarinho :)

Tony disse...

Sr. Embaixador. Tentei alhear-me do ladrar do cão raivoso das 16:23, mas não resisti. Esse energúmeno, revela que é um ressabiado, frustrado e fanático, ao vomitar essa prosa excrementícia e com fel. Dê, absoluto desprezo a esse rastejante ser!.

afcm disse...

O que por aqui se aprende (!) quando desde sempre se pede um "café, por favor".

Isto é verdade?