segunda-feira, agosto 07, 2023

As minhas mesas - (3) Beira Interior


Passemos agora à Beira Interior, de onde já retirei a margem esquerda do Douro e Ervedosa do Douro, incluídos em outra lista. Da que se segue fazem parte restaurantes dos distritos de Viseu, Guarda e Castelo Branco. Há algumas localidades em falha, mas o tempo não dá para tudo, desculpem lá! 

BELMONTE
- Casa do Castelo

CASTELO BRANCO
- Ferreirinha
- O Lagar (Póvoa de Rio de Moinhos)

COVILHÃ
- Taberna A Laranjinha

FOZ COA
- Preguiça

FUNDÃO
- Mário

GOUVEIA
- Lá em Casa
- Albertino (Folgosinho)

GUARDA
- Colmeia

LAMEGO
- Manjar do Douro
- Casa Filipe

LINHARES DA BEIRA
- Cova da Loba

MANTEIGAS
- Restaurante São Lourenço

MARIALVA 
- Casas do Côro

OLEIROS
- Adega dos Apalaches

PINHEL
- Entre Portas

SEIA
- Museu do Pão

TAROUCA
- Tasquinha do Matias (Ucanha)

TONDELA
- Três Pipos

TRANCOSO
- Retiro do Castiço

VALHELHAS
- Vallecula

VISEU
- DeRaiz (Rebordinho)
- Cantinho do Tito

3 comentários:

afcm disse...

Por este andar, fico certamente com uma lista para a vida...

Alguns já conheço ( na Beira alta tenho o meu berço).
E se me permite, em Viseu há que conhecer o velhinho Cortiço.

Francisco Seixas da Costa disse...

caro/a afcm. Sou do tempo em que o Cortiço era o meu pouso para jantar no caminho entre Lisboa e Vila Real. Nessa altura, ainda só do lado direito da rua, para quem desce. Grandes conversas tive com o Dom Zeferino, que me completava a refeição com uma aguardente de medronho. E, depois, lá ia eu conduzir pelas curvas de Castro Daire, Lamego e Régua. Às vezes, também ia almoçar ao Trave Negra. Em outris tempos, fui fã do Caçador 2 e do Santa Luzia. O Cortiço de hoje, onde parei há dois anos, pareceu-me datado e sem chama.

manuel campos disse...


Também fui fã do Caçador e, muito em especial, do Santa Luzia e dos seus filetes de polvo com migas (nem precisava pedir, já sabiam).

Do Cortiço "desisti" há muitos anos, foi-lhe valendo a localização.

Isto é verdade?