segunda-feira, agosto 28, 2023

João da Câmara


Quando, há quase 25 anos, convidei o João da Câmara para ser meu chefe de gabinete, ao tempo que era secretário de Estado dos Assuntos Europeus, "esqueci-me" de lhe perguntar o que é que ele era politicamente. Quem, durante esses cinco anos e meio, trabalhou no meu gabinete - e estamos a falar de quase quatro dezenas de pessoas - pode testemunhar que essa pergunta nunca foi colocada a ninguém. 

Mas pus-lhe uma questão: "Você gosta de fado?". Ao contrário de mim, que adoro fado e do castiço, constatei que o João não apreciava. Logo ele, que era filho de Vicente da Câmara (esse mesmo, o das "Tranças Pretas"), sobrinho de frei Hermano da Câmara e irmão de José da Câmara, para além de primo dos inúmeros Câmara Pereira! Mas o João, pelos vistos, não era muito de fados.

Conheci o João nos anos 80, então um jovem diplomata, recém-entrado para a carreira Era um homem sereno, educado e atencioso, com um sorriso bom e uma imensa capacidade de diálogo, com uma conversa que encantava as mulheres. Convidei-o para chefiar o meu gabinete num período bem complicado - a presidência portuguesa da União Europeia, em 2000. Viajámos imenso, pela Europa e não só, com ele, discreto e extremamente eficaz, a aturar-me algumas impaciências, a organizar as minhas agendas e a resolver (bem) muitos problemas, a montante de eu ter de os enfrentar. 

No final desse exercício, exausto como estava pelo trabalho executado, o João foi merecidamente colocado em Londres. Por lá o fui encontrar, meses mais tarde, num jantar em sua casa, em Wimbledon, quando me confessou: "Bons tempos foram os seus aqui por Londres, Francisco, quando o salário dos diplomatas portugueses permitia viver no centro da cidade. Agora, só dá para estar na periferia ..." Era verdade.

Com os ciclos profissioniais e as distâncias a separarem-nos, fomo-nos perdendo de vista. Íamos tendo notícias um do outro, através de amigos comuns. Soube das suas estadas como embaixador no Zimbabué, em Angola, na Índia e no Canadá, que foi o seu último posto, onde me desafiou a ir fazer umas palestras, ideia que as circunstâncias vieram a tornar inviável.

Um dia, tive o gosto de recomendar o seu nome para uma delicada função oficial, que ele veio a cumprir com o rigor e a imparcialidade do grande servidor do Estado que sempre foi. Na ocasião, perguntaram-me:"Tem, por acaso, ideia do que é que ele é, politicamente?" Não sei se acreditaram, quando respondi que não fazia a menor ideia.

Há poucos meses, jantámos, num grupo de amigos. O João dava evidentes sinais dos efeitos de uma grave doença de que padecia, desde há vários anos. Acabo de saber que morreu. Os meus sinceros sentimentos à família do meu amigo João da Câmara.

7 comentários:

Flor disse...

Os meus sentimentos Sr. Embaixador.

Joāo Mira Gomes disse...

Caro Francisco, não era só o sorriso que era bom… era o próprio João que era intrinsecamente bom. Essa já era sua imagem na Católica quando estudámos juntos Direito e essa é uma memória indelével que deixa na Casa. Apenas uma pequena correção, o João foi embaixador em Harare e não em Pretória. Portugal perdeu um grande servidor do Estado e nós, um Amigo. RIP

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro João. Tem razão: o João era uma jóia de pessoa. E já retifiquei o posto. Confundi com a anterior passagem dele por Pretória. Forte abraço.

JPGarcia disse...

Caro Francisco,

Conheci o João pouco depois dos meus dez anos (e dos dele) pois era primo de uns queridos vizinhos nossos em São Pedro do Estoril. Encontrámo-nos ali muitas vezes e também, antes e depois do 25 de Abril, em Armação de Pêra, pois os pais do João tinham lá uma moradia muito acolhedora, mesmo em frente ao mar.

Entrámos no mesmo concurso para o MNE mas vimo-nos pouco desde então, pois seguimos percursos muito diferentes.

Acho que só encontrei o João três vezes nos últimos 35 anos. Uma na África do Sul, por alturas da libertação de Nelson Mandela, a segunda num avião, e a terceira em casa de outros amigos comuns mas fui sabendo sempre dele por terceiras pessoas.

Posso assim assegurar, porque crescemos juntos, que o João era um Senhor e um Homem Bom, com S, H e B grandes. Soube há pouco que estava doente e tenho grandes remorsos de não ter podido visitá-lo. Esteja onde estiver, e estou certo de que ele foi acolhido de braços abertos onde queria ser aceite, o João está a olhar por nós, com a generosidade, a simpatia e a elegância que sempre teve.

Um abraço

João Pedro Garcia

Luís Lavoura disse...

sobrinho de frei Hermano da Câmara

Tem graça, sabendo deste parentesco e olhando para a fotografia, nota-se que efetivamente João da Câmara era parecido com frei Hermano da Câmara.

JdB disse...

Sr. Embaixador

Por acaso sou o vizinho de que o JPGarcia fala acima. E tive o privilégio de ter sido amigo do João da Camara durante 52 anos ininterruptos (que se completariam em Setembro próximo) porque militados ininterruptamente.

Lembro-me de ele falar de si, sempre com muita simpatia e admiração, e de contar a história do desconhecimento das suas (dele) opções políticas, sobretudo quando foi colocado nessa "delicada função oficial".

Tomarei a liberdade de partilhar o seu texto com a família, certo de que todos gostarão de ler.

Obrigado.

João de Bragança

Nuno Figueiredo disse...

RIP.

Isto é verdade?