terça-feira, agosto 29, 2023

Isto!

 


11 comentários:

Anónimo disse...

Bonito!
Mas eu continuo a pensar no beijo roubado que impressionou meio mundo!! Não me sai da cabeça.
E se fôssemos como os Bonobos?
Preferiríamos resolver os problemas pelo método de Rubiales e não pelo método da Ucrânia. Como não somos Bonobos gostamos mas do que vai pela Ucrânia do que de um beijo.
Zeca

Flor disse...

Pintura geométrica talvez de uma chávena de café e calçada portuguesa. Acertei!!!!!:) :)

manuel campos disse...


Por café e com vossa licença, pesquisar "Galeto, 57 anos" no sítio "amensagem.pt".



Flor disse...

Manuel Campos passei por lá várias vezes quando andava na Escola Lusitânia Feminina. Do outro lado da Avenida entrava na Versailles para comer um "Duchesse" com verdadeiro chantilly.

Nuno Figueiredo disse...

Guta.

manuel campos disse...


Flor

Minha mulher também andou nessa Escola ainda que, ao que ela conta, muito de passagem pois entrava por uma porta e saía pela outra e ia para a Versailles.

Consta que continuam a ser os únicos "duchesses" com verdadeiro chantilly mas não o posso comprovar, não somos muito de doces e há anos que lá não vou. E também ouço elogios aos rissóis.

Passo lá à porta pelo menos uma vez todas as semanas mas de carro, devido a uma "obrigação" que temos, devo dizer que a Avenida da República actual está muito bonita e aqui tiro o meu chapéu às remodelações ali feitas.
É talvez a grande avenida desta cidade que neste momento está melhor, as árvores cresceram bem e dão um enquadramento muito feliz ao conjunto.

Não fui ao Galeto muitas vezes depois do que vou contar, mas era (e pelos vistos é) de facto o único lugar onde um bife às 2 da manhã para quem só precisa de o comer e ir embora estava disponível.
Quando há pouco mais de 20 anos nasceu uma das minhas netas, foi lá que caímos depois de um dia quase inteiro a sofrer com o momento e a passar fome no hospital.
É o único bife que recordo da minha vida, provavelmente nem era grande coisa comparado com muitos outros que comi e como, mas foi um bife bem "especial".

manuel campos disse...


Errata.

Minha mulher não "atravessava" a Escola Lusitânia Feminina (na Duque de Ávila) mas sim no Colégio Académico, na esquina com a Avenida da República (portanto uma cansativa deslocação de 30 metros até à Versailles).



Flor disse...

Manuel Campos a ELF ficava um pouco mais afastada mesmo ao pé do Arco do Cego. Também ali havia uma Cervejaria que tinha um viveiro enorme de marisco de toda a espécie. Ficávamos ali horas a observar e a salivar :) :).

manuel campos disse...


Flor

Ainda há uma hora lá passei, passo por ali todas as semanas à 5ª feira nas minhas "obrigações", o prédio foi aumentado há uns bons anos com uns andares extra e agora tem uma conhecida loja "óptica" no r/c.
Uma rapariga com quem a minha Mãe queria por força que eu namorasse há uns 60 anos andou lá (não namorei e minha Mãe lá teve que desistir da ideia, muito contrariada).

Claro que me lembro da cervejaria e do cinema Avis, desenhado por Raul Lino, demolido em 1988 porque "tinha entrado em declínio", entendo-se por isso só passar filmes pornográficos.

Antes de ser "Avis" chamava-se "Trianon-Palace".
Lá por trás havia uma fábrica de gelados onde se vendiam barras de gelo, os congeladores ainda não vinham da China ao preço de uva urinadora.



manuel campos disse...


A fábrica chamava-se "Sibéria" e foi fundada creio que em 1936.
Os gelados eram os "Exquimaux", daí o "Olha o esquimó fresquinho!".

Flor disse...

Manuel Campos, obrigada pelas informações que desconhecia. Há muitos anos que não passo por lá. Gostei da forma elegante como se referiu á tal uva :)

"Quem quer regueifas?"

Sou de um tempo em que, à beira da estrada antiga entre o Porto e Vila Real, havia umas senhoras a vender regueifas. Aquele pão também era p...