quinta-feira, agosto 17, 2023

As Festas!


Com pena o digo: este ano não vou às Festas! Vou ter de faltar àquela que é, lá por Viana do Castelo, a maior e a mais animada romaria do país. Vai-me fazer falta o ruído dos bombos na Praça e aquela agitação pelas ruas. Mas a vida é assim. Num passado recente, até já fui presidente de honra das Festas de Nossa Senhora da Agonia - e nem imaginam o prazer e a honra que tive em aceitar o convite. Quem não conhece as Festas de Viana não sabe o que perde! 

Deixo-os com o cartaz da primeira romaria da Senhora da Agonia a que "assisti": 1948.

11 comentários:

Unknown disse...

Foi num recuado ano, da década de 70, que assisti às festas da Srª da Agonia. E, vindo do Sul, fiquei deveras surpreendido. Bonitas mulheres, ricamente vestidas, um espectáculo. Ganhei foi um trauma em relação aos bombos, que me puseram o coração aos pulos. Desde aí, quando os bombos ribombam, despareço de mansinho.

manuel campos disse...


Estou como o Unknown.

Como tenho "ouvidos de tísico", o que só me traz dissabores pois ouço tudo o que mais valia não ter ouvido, quando os bombos ribombam (boa imagem!) até vibro mas não é de entusiasmo.

Como de sabe, surdo que ouça mal e passe a ouvir bem, deve avisar a família, senão corre o risco de mudar o testamento quase todas as semanas.

Flor disse...

Para mim são as festas mais bonitas do País. "Bonitas mulheres, ricamente vestidas" Um espectáculo de um colorido fora de série. Exactamente o que mostra o cartaz. Quanto aos bombos não sou propriamente fã. '

manuel campos disse...


A propósito de festas e de tensão arterial de que há dias falava com Flor.

Tenho uma nora quase a meio dos seus anos 50 que tem tensão arterial 40/60 e pulsação sempre a rondar as 55 batimentos por minuto.
Sempre foi assim, trabalha muito, interessa-se por tudo, sempre a mexer.

Há alguns andava ali pelo meio da multidão num evento qualquer festivo para os lados da Torre de Belém, num dia muito quente, desmaiou.
Chamado o INEM, os paramédicos quando chegaram já tinha recobrado e claro que começaram por lhe medir a tensão arterial.

Faz assim parte do anedotário familiar o que um disse para o outro:
"Vai buscar o outro aparelho, este está avariado".



Flor disse...

Pois é Manuel Campos. E os nervos que eu apanho quando vou medir a tensão ? Cada medição cada valor diferente. Já comprei um medidor para colocar no braço. Os de colocar no pulso são mais "enganadores".

manuel campos disse...


Flor
Pois esses nervos quando se vai medir a tensão estragam tudo mas são normalíssimos, é o “síndrome da bata branca”.
Não será SÓ o caso de cada um, mas poderá ser TAMBÉM o caso de cada um, isto porque se é na consulta médica que sobe e fora dela está mais normal é uma coisa, se fora dela também é alta é outra coisa.

Há muita informação aí na net, há sempre, habitualmente as pessoas evitam ír lá ou porque preferem não saber ou porque sabem que 90% do que por lá se encontra é duvidoso (e é mesmo).
Mas quando não se receia lá ir e se tem que lidar com problemas muito complicados ou mesmo complicadíssimos na família (como tem sido por aqui o caso desde há muito tempo), começa-se a estudar e, como em qualquer matéria, ao fim de algum tempo sabemos quais são os 10% que vale a pena visitar e são fiáveis.

Num artigo do JN que pode encontrar googlando “Hipertensão é falsa em 38% dos diagnosticados” fala-se de um episódio por que passei recentemente.
Há mais de 20 anos que medimos a tensão periodicamente em casa, talvez de mês a mês, a pessoa sente-se mais tonta do que já é e decide ir ver se é a tensão.
Quando da revisão geral que fiz há uns 6 meses, o meu novo médico (o outro reformou-se) mediu-me a tensão e deu 150/90 na altura e, por mais que eu dissesse que não podia ser, não quis repetir e passou-me o MAPA que vem ali no artigo.
Estando num hospital privado e tendo eu seguro de saúde é o que dá, mas ainda bem, como se vai ver.

Ora a tensão medida com o aparelho é uma “fotografia”, um instantâneo, enquanto que o MAPA é um “filme”, apanha 24 horas da vida, acordado e a dormir.
Claro que a média das 24 horas foi 110/70 e acho que não me vai voltar a medir a tensão tão depressa.
Aquilo funciona bem pois temos que ir anotando as horas do que vamos fazendo (comer, dormir) e até as irritações que vamos tendo, ao fim da tarde tinha que estar algures a uma certa hora, apanhei um engarrafamento maluco pelo caminho por causa de um desastre e o mapa final do MAPA lá tinha a única alteração da tensão nas 24 horas naquele momento de stress.

No entanto a medição em casa também tem os seus cuidados e muito poucas pessoas os tomam, é pôr o aparelho no braço e carregar no botão até dar certo.
Toda a gente nos dá conselhos sobre isso mas costumo remeter as pessoas para a Fundação Portuguesa de Cardiologia procurando em “fpc medição de tensão”.

Os de pulso são menos fiáveis, implicam mais atenção ao modo de utilização, isto porque é mais difícil identificar as oscilações das artérias do pulso, os ossos dificultam a medição.
Porventura não lhe estou a dar muitas novidades mas, como sempre penso, pode ser que seja útil a alguém que aqui venha.

Flor disse...

Manuel Campos obrigada pelas descrições. Olhe uma coisa que eu desconhecia é esse tal mapa, nunca mo deram. Talvez que não viram necessidade.

manuel campos disse...


Flor

É o MAPA - Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial.

Põem uma braçadeira daquelas dos aparelhos de medição no braço, que está ligada a um aparelho e que regista tudo durante 24 horas e levamos a tiracolo.
Durante o dia aquilo é insuflado para proceder à medição de 20 em 20 minutos, durante a noite de hora a hora, esta é a parte em que minha mulher acordava e resmungava qualquer coisa como "que raio de ideia essa!".

Ainda tive uma situação patusca no elevador do hospital.
Com o elevador cheio aquilo começou a encher de ar para medir, naquele espaço fechado e cheio todos a desviarem-se à pressa de mim, terão julgado que eu ía rebentar ou que teria abusado da feijoada, lá os acalmei como pude, riram-se muito mas o riso tinha o seu quê de nervoso e desconfiado.

Flor disse...

Manuel Campos, tomei boa nota, obrigada. A situação no elevador...hilariante.

manuel campos disse...


Flor

Pois foi hilariante.
Mas acho que só eu é que me diverti a sério.
Ainda estou a ver aqueles olhos todos esbugalhados.

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Epá, perdi esta, mas já a apanhei.
Eu também sou daqueles que algumas vezes "lembra" de inflacionar a TA, o melhor de tudo é que sei sempre quando acontece.
Qualquer dia também cravo um MAPA, só para confirmar o Síndrome da Bata Branca ou do medidor.

Isto é verdade?