quinta-feira, agosto 10, 2023

As minhas mesas - (5) Estremadura e Ribatejo


Sem pruridos de rigor geográfico, aborda-se hoje as regiões da Estremadura e do Ribatejo, ficando à porta da região saloia e de toda a zona envolvente de Lisboa, chegando a tocar o Alentejo, que por aqui surgirá amanhã.

ALCOBAÇA
- António Padeiro

ALCOCHETE
-Alfoz

ALMADA
- Amarra ó Tejo
- Atira-te ao Rio

ALMEIRIM
- Cisco

AZEITÃO
- Wine Corner

CALDAS DA RAINHA
- Adega do Albertino
- Sabores d'Itália

NAZARÉ
- Taberna d'Adélia

ÓBIDOS
- A Nova Casa de Ramiro
- Traçadinho

PENICHE
- Tasca do Joel

SANTARÉM
- Oh! Vargas
- Dois Petiscos

SERRA D'EL REI
- Tribeca

SESIMBRA
- Ribamar

SETÚBAL
- Bataréo

TOMAR
- Lúria
- Chico Elias

12 comentários:

Santiago Almasqué disse...

Já foi a Alhandra ao Voltar ao Cais? Vale a viagem.

Anónimo disse...

Sr. Embaixador, só uma precisão o restaurante Wine Corner não é em Palmela mas sim em Azeitão. Cumprimentos

Francisco Seixas da Costa disse...

Ao Anónimo das 11:20. Era para assinalar a localidade mais próxima mais importante. Mas decidi retificar.

Anónimo disse...

Tantos posts com restaurantes! O sr. Embaixador deve ter descontos quando lá vai papar, pela certa...

Francisco Seixas da Costa disse...

Ao Anónimo das 12:43. Se algum dos restaurantes que aqui menciono tivesse, alguma vez, a triste ideia de me fazer o mínimo desconto, o resultado era muito simples: nunca mais eu lá iria e nunca mais eu o mencionaria. Os que me conhecem sabem isso muito bem. Sabe o Anónimo como isso se chama? Honestidade.

Paulo Caiado disse...

Em jeito de sugestão numa próxima visita ao Oeste experimente o D. José no Bombarral e o Adega-Mãe em Torres Vedras.

Vitor Reis M disse...

Reforço a recomendação de Setúbal, com o restaurante O Bataréo. Simplesmente incontornável.

Anónimo disse...

Humm... honestidade. Agora desde que o Papa vem a Portugal, anda tudo a ver se é canonizado. Comem que nem uns abades, dormem a sesta que nem uns bispos e pregam "honestidade" que nem Francisco. Onde é que vais tu, ó Mundo...?

manuel campos disse...


A propósito de anónimos e descontos.
Nestas situações as pessoas põem nos outros aquilo que elas próprias fariam ou gostariam que lhes fizessem, não lhes passando pela cabeça que há quem não pense como elas.

Há anos zanguei-me aí com um bom restaurante deste país de que eu era um bom cliente desde o dia da inauguração, mais de 20 anos de fidelidade.
Há muita gente que pensa "este tipo está garantido" e sai bronca.
No espaço de um mês, fizeram-me uma, fizeram-me duas, à terceira saí porta fora.

Passados uns tempos o responsável pela casa veio ter comigo a lamentar a situação, que aquilo nunca mais iria acontecer e a pedir-me para reconsiderar.
Como "empurrão" adianta que "e a primeira refeição não paga nada".
Acho que bastou olhar para a minha cara para acrescentar "acho que já falei demais".



Pedro Silveira Botelho disse...

Comentário ao comentário estúpido do Anónimo das 18:23 : não seja grosseiro. Este espaço não é certamente para destilar más digestões, de que parece padecer. Tome antes um Alka Seltzer ou uma Rennie, que isso passa.

Artur Hermenegildo disse...

Bom dia.

Deixo-lhe aqui a indiação de dois restaurantes que considero entre os melhores de Portugal neste campeonato dos tardicionaus.

Em Abrantes, a Casa Chef Victor https://casachefvictorfelisberto.pt/

Na Serra dos Candeeiros, o Terra Chã https://terracharest.pt/

Um abraço
Artur Hermenegildo

Artur Hermenegildo disse...

Em Santarém, acho que falta o Ó Balcão, do Rodrigo Castelo. Não sendo um "restaurante tradicional" no sentido estrito do termo, é sobre o receituário tradicional do Ribatejo que trabalha.

Em TOmar, há um muito curioso, chamado Tabernáculo do Rio, que merece a visita. O dono e cozinheiro faz um trabalho muito curioso de recuperação de receitas tradicionais da região, de séculos passados, algumas se bem me lembro do ´sec XVI. E com bom resultado, e a preços inacreditáveis.

A Tasca do Joel, fui lá há pouco tempo, achei uma sombra do que foi.

Isto é verdade?