domingo, agosto 13, 2023

As minhas mesas - (7) Algarve


Vou muito pouco ao Algarve. Em termos de cozinha tradicional - que aqui nos ocupa - recomendo apenas alguns restaurantes que considero com qualidade. Dos restantes que conheço, entendo não dever destacar nenhum. Mas que fique muito claro: há outros magníficos restaurantes no Algarve. Só que eu nunca os visitei!


ANCÃO
- 2 Passos

ARRIFANA
- Paulo

BARRANCO VELHO
-Tia Bia

CABANAS DE TAVIRA
- Noélia & Jerónimo

CACELA 
- Costa (Fábrica)

FÓIA
- Luar da Fóia

MEXILHOEIRA GRANDE
- Adega Vilalisa

VALE DO GARRÃO
- António Tá Certo

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
- Sem Espinhas

4 comentários:

Simeão P. Mesquita disse...

O António Está Certo , em Julho, estava mau e caro.

manuel campos disse...


Desde que começou esta sua interessantíssima série que vêm, de vez em quando, surgindo observações de que não falou deste ou daquele restaurante (que não é a mesma coisa que observações a sugerirem outras alternativas).

Ora desde a primeira hora que sabemos que são as "suas 2 ou 3 escolhas".

Este tipo de situações leva-nos àquele anedota também muito velhinha da senhora que oferece duas gravatas ao marido no dia do aniversário e, como iam comemorar jantando fora, ele pôs uma.
Diz ela: "Já vi que não gostas da outra".

Ainda a propósito de escolhas.
Já contei que trabalhei em Évora durante uns anos (poucos) e vivi lá.
Pouco dado a cozinhar mas não abdicando de comer e podendo dar-me ao luxo de almoçar e jantar fora nunca me privei disso mas, como é evidente, descobri alguns restaurantes onde a relação qualidade/preço era razoável e ía circulando entre eles.

Era assim divertido ouvir os conselhos de amigos e conhecidos, sempre insistindo porque é que eu não ía a este ou aquele, com o "Fialho" sempre na lista, claro.
Foi por aí que eu comecei a ficar farto de conselhos de quem ía lá uma vez por ano ou, vá lá, duas vezes, portanto aproveitava para ír a locais privilegiados e não percebia de todo que quem tomava aquelas 10 refeições dos dias úteis da semana fora durante o ano inteiro, se fizesse essa vida, não ganhava para a despesa, mais valia estar quieto.
Isso e o descobrir que muitos dos que citavam restaurantes mais "in" nunca lá tinham ido...

Flor disse...

Manuel Campos, fez-me sorrir com a sua última frase ;) Bom domingo.

manuel campos disse...


Flor

Obrigado.
Um bom domingo também para si.

Falemos então da velhice, através de Philippe Noiret

"Il me semble qu'ils fabriquent des escaliers plus durs qu'autrefois. Les marches sont plus hautes, il y en a davantage. En tou...