Fui convidado a intervir na Academia Socialista, promovida pelo Partido Socialista, pela Juventude Socialista e pelo Grupo dos Eurodeputados Socialistas Portugueses, destinada a 80 jovens entre os 18 e os 30 anos.
Na minha intervenção, que terá lugar no dia 8 de setembro, em Évora, abordarei o papel do Multilateralismo no atual contexto geopolítico internacional.
7 comentários:
Meu caro Chicamigo
Este to vai sir no próximo número d'«A Minha Travessa»:
Ai os verbo
Antunes Ferreira
Uma sugestão do meu grande amigo «anónimo/Seixas da Costa» é uma ordem para mim. Diz-me que devo escrever porque os longos que habitualmente faço, afastam os que ainda me leem. Por isso aqui vai.
A cena passa-se em Luanda nos tempos da guerra colonial (a que o ditador de Santa Comba crismou de “ultramarina” e quando o professor Sebastião entra na sala de aulas da primária para alunos entre os doze e catorze anos.
«Hoje, vamo dar os verbo, que é aquele coisa que usamo quando vamo na loja do branco sôr Faustino comprar um quilo de fuba para fazer o funje. Entenderam?»
A turma inteira: «Sim, professor!» Então, o Sebastião aponta o Carlos: «Diz um verbo?» «Biscreta.» Ouve minino, não é biscreta, é bi ci cre ta, e é um sustantivo»
«E tu, Calomo, dá-me um verbo?» O Calomo respira fundo: «Prástico» Sebastião vai os arames: «Prástico é aquilo pra fabricar alguidares, carrinhos no Jumbo, frascos da farmácia – ma tamém é um sustantivo! Fogo!»
Finamente e em desespero, o professor aponta com o ponteiro para o Miquelino: «Se não me dás um verbo, mando cortar-te os tomates!!!» Miquelino empertiga-se: «Hospedar!» Sebastião rejubila: «Isto sim, isto é um verbo; faz uma frase com esse verbo, por favor…»
Miquelino pigarreia e atira: «Os pedar da minha biscreta são de prástico!...»
"A Nossa Travessa"- ganda pinta de comentário...
Ahahahah muito bom! Obrigada, adorei!
Sr. Embaixador, fico á espera do vídeo da sua intervenção.
Caro Embaixador
Trata-se de uma excelente ideia da Academia Socialista abordar o tema do “Multilateralismo no atual contexto geopolítico internacional” e o convite que lhe foi endereçado tendo em conta os seus vastos conhecimentos sobre a percepção desses conceitos e a forma como se relacionam entre si.
Não sei se a Academia Socialista publicará a sua intervenção, mas se não o fizer, se nos proporcionar a leitura da mesma, caso o entenda, julgo que todos os que o seguimos neste blog, ficaremos agradecidos.
Cordiais saudações
Junto-me à Flor e ao Carlos Antunes no pedido de acesso pelo menos ao texto.
No site da “Academia Socialista” não está ainda disponível informação sobre os temas e os oradores mas o Público já deu essa informação toda anteontem, é só googlar “Rentrée do PS leva Costa e César a Évora para mostrar “resultados”.
Por outro lado o site tem muito pouca informação relativa às intervenções propriamente ditas da edição de 2022, ainda que apresente todos os oradores e CV resumidos (ver fim da página de entrada “Em 2022 foi assim”).
Numa breve pesquisa pela net não encontrei informação de que as intervenções do ano passado tenham ficado depois disponíveis em vídeo ou em papel, mas certamente estarão como é hábito nestas coisas.
Enviar um comentário