segunda-feira, agosto 07, 2023

O português

Há o português suave e há o português mesquinho. O português suave é o patriota simplório que se delicia com o facto dos estrangeiros gostarem daquilo que fazemos, da Expo ao Euro, passando agora pelas Jornadas. O português mesquinho é aquele que, a partir de hoje, vai dizer "se houve Metro a horas para quem veio de fora, era só o que faltava que agora não passasse a haver também para nós". O português suave deu, com inocente generosidade, o benefício da dúvida aos gastos das Jornadas, ou porque o Marcelo os tinha abençoado, ou porque o governo de que gosta tinha decidido abrir os cordões à bolsa, ou porque o Moedas em quem votou também esteve empenhado nisso. O português mesquinho, para quem qualquer êxito nacional é um irritante a menos no processo de densificação do mal-estar público que está na sua agenda ácida de vida, não deve tardar muito, vai pedir uma CPI para os ajustes diretos e clamar que "se houve dinheiro para o altar, tem de haver para a saúde". O português suave e o português mesquinho são uma e a mesma pessoa, só que à vez, como as mudanças da lua e dos ciclos políticos.

6 comentários:

balio disse...

Português Suave é, ou era, uma marca de cigarros.

Unknown disse...

Há por aí um tipo de português suave resignado com a mediocridade! A gente diz-lhe que Portugal está de há anos para cá a caminho de ser o país mais pobre da União Europeia e não se vê ali nenhum sobressalto. Consciência política igual a zero. Ambições reduzidas, limitadas ao vencimento, à habitação e à saúde. Ao nível da subsistência/sobrevivência. E às parolices habituais: ao futebol e pouco mais.

Flor disse...

Entre um e outro sou uma portuguesa suave mas não sou uma patriota simplória!!!!!

simplório
(
sim·pló·ri·o
)
adjectivo
1. Papalvo; ingénuo.

nome masculino
2. Indivíduo muito crédulo.


"simplório", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2023.

Sr. Embaixador decididamente não sou simplória. :(

afcm disse...

É mesmo.
Acho que todos temos em nós um português suave e um português mesquinho.

manuel campos disse...


Lembra-me sempre aquela anedota quase tão velha como eu.

Um americano vê passar um tipo num Rolls-Royce e pensa "Um dia ainda vou ter um carro desses".

Um português vê passar um tipo num Rolls-Royce e pensa "Um dia ainda vais andar a pé como eu".


Flor disse...

Manuel Campos, a inveja e o bota-abaixo são muito feios.

Os caminhos da justiça

Em 2019, numa publicação no Twitter, publiquei um comentário crítico sobre uma atitude de um treinador de futebol que tinha acabado de obser...