quinta-feira, março 12, 2020

Modéstia

Tratando-se de um tema que nos afeta a todos, todos temos o direito de ter uma opinião sobre as medidas tomadas na crise de saúde pública. Mas, sejamos modestos: há gente que sabe muito mais do que nós sobre questões técnicas ligadas à saúde e, por isso, aquilo que diz vale bastante mais do que os nossos “bitaites” de cidadãos preocupados.

6 comentários:

Anónimo disse...

"... há gente que sabe muito mais do que nós sobre questões técnicas ligadas à saúde...".

Sem dúvida. O prior é quando a agenda individual prevalece.
Será o caso de muitos políticos no poder, de dependentes das hierarquias nas Universidades, de estruturas da Saúde pública ou privada, de certa comunicação social, etc.
Por vezes é preciso coragem, e teimosia, para se prosseguir por caminhos pouco populistas.

Luís Lavoura disse...

Mas, Francisco, isto não é somente uma questão técnica, é também uma questão política: quem se sacrifica para quem.
Porque os principais beneficiados com as medidas de proteção ao covid-19 são os idosos, sobretudo os MUITO idosos, porque os jovens, em geral, são pouco suscetíveis ao vírus. Em geral, de facto, os beneficiados são pessoas com 70 ou 80 anos de idade, na maior parte já debilitadas por outras doenças, muitos deles profissionalmente inativos.
Ora, politicamente, será uma boa decisão fazer parar os elementos produtivos da sociedade para beneficiar (ou para salvaguardar) os seus elementos improdutivos?
A mim parece-me que não é uma boa decisão. As pessoas de 70 ou 80 anos de idade terão que morrer, mais tarde ou mais cedo, e não faz sentido estar toda a sociedade a pôr-se de quarentena para evitar que elas morram meia dúzia de anos mais cedo.

Anónimo disse...

Deviam todos ler a mensagem do dr. Jorge Sales Marques , médico num hospital pediatrico de Macau ...

Anónimo disse...

Francamente , Lui Lavoura , não tem vergonha do que escreveu às 15,05 ?

Cícero Catilinária disse...

Caro anónimo das 16:08, o problema do escrito pelo Sr. Lavoura, não é, no meu entender, só um caso de falta de vergonha, mas também, e em grande parte, de falta de
capacidade de raciocínio. Talvez efeitos, quem sabe, de uma nova forma de virus que ataca as meninges, será?

Maria Isabel disse...

Vou dizer à minha filha que é profissional de saúde, se lhe aparecer o senhor lavoura com uma doença qualquer, que o deixe morrer porque esse senhor de cabeça está mesmo acabado, tem para cima de 90 anos, já pode ir andando.
Maria Isabel

Atenção

Aconselho a que não se alarguem muito em bocas sobre a ida de comentadores para cargos políticos. É que, como se prova, Cristo é useiro e ve...