quinta-feira, setembro 12, 2019

Carlos Moedas


Conheci Carlos Moedas em Paris, quando aí foi com Passos Coelho para contactos com setores políticos portugueses e franceses, ainda antes da coligação PSD/CDS ter ganho as eleições legislativas de 2011. Voltei a cruzá-lo com frequência nos anos seguintes, já como secretário de Estado do novo governo.

Um dia de 2012, numa das suas idas a França, onde eu era então embaixador, sugeri-lhe um contacto com Jacques de Larosière, uma reputada personalidade do mundo político-económico francês.

Larosière havia sido governador do Banco de França e do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento, além de presidente do FMI. Tinha sido recente responsável por um importante relatório solicitado pela Comissão Europeia. Era, à época como ainda é hoje, aos 90 anos, consultor do BNP - Paribas. Tinha tido com ele vários contactos, tendo notado o cuidado com que acompanhava a situação portuguesa, pelo que achei útil que Moedas o ouvisse, na leitura (crítica) que ele fazia da implementação do programa da “troika”.

A conversa entre os dois decorreu na embaixada, durante bem mais de uma hora. Limitei-me a assistir, constatando o que já sabia ser a considerável diferença de perspetivas entre Larosière e Moedas, isto é, o governo português. Carlos Moedas, engenheiro de formação, tirara o seu curso em França, na prestigiada escola de “Ponts et Chaussées”, pelo que falava muito bem a língua francesa, o que facilitou muito a interlocução entre os dois.


No fim da conversa, acompanhei Larosière até ao carro. Foi então que, pelo caminho, lhe ouvi isto: “Este encontro foi muito interessante. Foi para mim um grande gosto conhecer o vosso ministro (os governantes, em França, são sempre tratados por ministros, qualquer que seja o seu grau, mantendo o título social para toda a vida). Quero dizer-lhe que muito raramente tenho encontrado uma pessoa tecnicamente tão bem preparada, no desempenho de uma função política desta natureza. É muito difícil, na vida pública francesa, deparar com figuras políticas que revelem esta capacidade e preparação. Mas, como terá reparado e já sabia pelas nossas conversas anteriores, eu acho que o vosso brilhante ministro, e o governo que ele representa, seguem um caminho errado e que algumas das medidas que tomam não vão dar os resultados que eles preveem. Mas, uma vez mais, digo-lhe: é uma figura de grande qualidade. Fiquei impressionado.”

Ao início da manhã de hoje, contei publicamente esta história, a anteceder uma apresentação feita por Carlos Moedas a empresários portugueses. E não deixei de recordar algo que todos sabemos: nos últimos cinco anos, Carlos Moedas foi um excelente comissário europeu, dando grande visibilidade à sua pasta e tendo, em permanência, cooperado lealmente com as autoridades portuguesas, como o próprio governo tem destacado .

10 comentários:

Anónimo disse...

Moedas não falará bem francês por ter estudado em França, uma vez que apenas o último ano do curso foi feito naquele país (Erasmus).
Como dizia o outro, "pillow lessons"...

Cícero Catilinária disse...

Só foi pena "os mercados não terem incorporado" em 2011.

Anónimo disse...

Menino de ouro! Foi bonito (mas duvido que os telespectadores o percebam) ver o Engenheiro Carlos Moedas em reunião com a Dra. Elisa Ferreira e o Primeiro Ministro, num «passar de pasta» e avisos, sem preconceitos.

Anónimo disse...

Num post anterior li que : quem leu Rosa Casaco “ não precisa de ler mais nada para saber o que aconteceu a Humberto Delgado ... ( disse o autor do blog .
Afinal o que se deve ler é o livro de Joana Reis : o general sem medo ....

Francisco Seixas da Costa disse...

O Anónimo das 14:21 tresleuo que eu escrevi no post “Simancas”. Leia-no

Anónimo disse...

O que é tresleuo ?

Francisco Seixas da Costa disse...

É “tresleu o”, mas eu explico

Anónimo disse...

Mas Moedas fez o Erasmus na Escola Ponts et Chaussées ? Teve uma grande sorte mas isso não faz dele um Engenheiro formado por essa Grande Escola ! E em Portugal : Técnico , Faculdade de Ciências ? Ou outra Faculdade das muitas que há no País ? Já agora que houve o engano de se dizer que ele se tinha formado na Ponts et Chaussées seria interessante clarificar . Apesar de nada disso lhe tirar o mérito com que exerceu o seu mandato ...

Francisco Seixas da Costa disse...

Ao Anónimo das 23:42. A minha nota sobre CM ter estado na P&C é assim tão decisiva? Foi um comentário “en passant”. Para rigor absoluto no seu currículo académico, basta ir ao Google. Isto é um blogue, não é uma enciclopédia.

Anónimo disse...

“ Carlos Moedas , engenheiro de formação , tirara o seu curso em França , na prestigiada escola de Ponts e Chausséé “ ...
Não tem a menor das importâncias mas sempre é mais simpático para o leitor ter a certeza que a informação que recebe é correcta e não supostamente correcta ... ou não . Sem ser preciso ir ao Google ...

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...