segunda-feira, setembro 09, 2019

Protocolo do Estado... a que isto chegou!


Proposta do programa eleitoral do PAN:

“3. Determinar como regra que todas as refeições nos eventos promovidos pela administração directa e indirecta do Estado são vegetarianas, com a possibilidade de providenciar alternativa com produtos de origem animal a quem o solicitar, dando assim cumprimento às recomendações da ONU e seguindo o exemplo holandês”.

Deixo uma imagem do que, no futuro, poderá ser um jantar de Estado no Palácio da Ajuda.

20 comentários:

João Cabral disse...

Votem neles, votem... O novo fascismo disfarçado de progresso e modernidade.

Miguel Félix António disse...

Sem comentários...a "proposta" do PAN!

Manuel disse...

o vinho ainda entra no menu vegetariano, certo?

Luís Lavoura disse...

Seria apenas uma alteração da opção por defeito.
Em jantares deste tipo, é costume a opção por defeito ser um prato de peixe e/ou de carne, mas pergunta-se antecipadamente ao convidado se tem alguma restrição alimentar, em particular se é vegetariano (ou kosher, ou halal). Se o convidado fôr vegetariano, serve-se-lhe um prato especial vegetariano.
Na proposta do PAN, a opção por defeito seria vegetariana, mas continuaria a perguntar-se ao convidado se tem alguma restrição alimentar, em particular se exige comer carne e/ou peixe. Caso exigisse, a exigência seria cumprida.
Em suma, as pessoas continuariam a poder comer o que quisessem. Somente a opção por defeito é que mudaria.

Luís Lavoura disse...

Já lá vai o tempo em que Gorbatchov impôs no protocolo de Estado da União Soviética que não fossem servidas bebidas alcoólicas. Os vinhos foram todos substituídos por sumos de frutas.
Parece que, à época, essa medida até foi assaz aplaudida... que não pelo Francisco, certamente.

Luís Lavoura disse...

Para ser mais realista, em vez do prato mal-saboroso que ilustra o post, o Francisco poderia ter colocado uma imagem de um prato vegetariano servido num jantar de Estado da Holanda.
É que, pelos vistos, a proposta do PAN não é tão inovadora assim - é somente oposta aos gostos do Francisco.

António disse...

Não sei se o pessoal vegetariano já se apercebeu de que a soja, actualmente, é transgénica - bem como os inúmeros derivados.
Não desgosto comer uma refeição vegetariana, onde as saibam fazer. Afinal, o que dá gosto à comida são os temperos, que são vegetais. Não há razão aparente que justifique o sabor a água de cozer couves da maioria dos pratos vegetarianos.
Quanto ao PAN própriamente dito, concordo com João Cabral. É um partido perigoso, bem na linha do Chega.

Jacinto Saramago disse...

Como dizemos em Barrancos: "que tonteria"!!
Cpts

Anónimo disse...

Ó Lavoura, se é "por defeito", então isso tem de ser corrigido. Parece que é o que o PAN quer fazer: "por defeito" mete carne e eles querem resolver o problema. Ninguém quer "defeitos" ao mais alto nível do Estado.

Anónimo disse...

Deus nos livre. O Partido dos cães, travestido de ecológico e inventor gastronómico, vegan. Vale tudo. Mas a verdade e tristeza, é que ainda levam muita gentinha no encanto.

Anónimo disse...

FSC anda a ler o José Manuel Fernandes?

Anónimo disse...

Eh, eh, eh! Há tempos que não ria assim tanto!
Um dia destes passo ali no Protocolo, no MNE e vou falar com a Clara (a Chefe do Protocolo de Estado) sobre isto...Enfim, estou só a fazer humor.
e se tivessemos um MNE do PAN? Pode acontecer, sabe-se lá! Depende do acordo que Costa vier a fazer no pós-eleições!
Abraço!

Pedro F. Correia disse...

(.....) «o exemplo holandês» é a parte que me parece mais interessante...

Pedro F. Correia disse...

É um problema político muito sério grupos que visem hegemonia cultural...É isto que não entendem os que visam por decreto alterar a diferenciação cultural, a tolerância e a convivência livre, tão necessárias à democracia.

alvaro silva disse...

Para os que não gostam de carne: -Que roam cornos!

AV disse...

Concordo com Luís Lavoura, embora me pareça difícil implementar a proposta do PAN em Portugal. E existem pratos tradicionais vegetarianos deliciosos em cozinhas como a italiana, a grega, a libanesa ... enfim, por todo o Mundo. A opção por refeições vegetarianas e/ou veganas já começa a ser adoptada por várias organizações. Há dois anos, numa das maiores conferências académicas na área da gestão, a organização local, uma universidade dinamarquesa, serviu exclusivamente refeições veganas - sem direito a opção carnívora. Se o governo quiser pôr em prática medidas práticas para reduzir a pegada de carbono, terá que dar o exemplo nalgumas coisas ...

Anónimo disse...

Riam-se com estas palermices e ignorem as coisas sérias... Daqui a uns anos, estão a pagar clínicas para os cães e gatos dos outros enquanto vocês ganem na amostra de centro de saúde mais próxima...

Anónimo disse...

Será que os cães e gatos ( do PAN ) não terão direito a oporem-se à esterlização , pra evitar a reprodução excessiva destes animais ? Coitados , se calhar “ ainda “ não pensaram nisso ... Quando pensarem saem do PAN , ficam só as galinhas , pássaros , baratas ( se não houver Dum Dum ) ...
Animais , acordem !

Anónimo disse...

Nunca mais vejo alguém a perguntar ao tipo do PAN se ele é contra as campanhas de desratização. As ratazanas são mamíferos sencientes, altamente inteligentes e organizados!

Luís Lavoura disse...

Anónimo (das campanhas de desratização)

Excelente comentário. Tem toda a razão: as ratazanas não são menos que os cães, os gatos, ou os pombos. Todos os mamíferos em geral são animais muito inteligentes - as ratazanas não menos que os cães ou os gatos.

Pela lógica do PAN, as ratazanas não deveriam ser mortas com veneno - deveriam ser piedosamente capturadas e esterilizadas, e depois voltadas a libertar, para poderem viver uma vida feliz e sem sofrimento, até à sua morte natural.

Evidentemente, eu não voto no PAN, e desejo que esse partido obtenha muito poucos votos. Reconheço, no entanto, que tem mérito a sua proposta de servir refeições vegetarianas no protocolo de Estado.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...