segunda-feira, setembro 09, 2019

Protocolo do Estado... a que isto chegou!


Proposta do programa eleitoral do PAN:

“3. Determinar como regra que todas as refeições nos eventos promovidos pela administração directa e indirecta do Estado são vegetarianas, com a possibilidade de providenciar alternativa com produtos de origem animal a quem o solicitar, dando assim cumprimento às recomendações da ONU e seguindo o exemplo holandês”.

Deixo uma imagem do que, no futuro, poderá ser um jantar de Estado no Palácio da Ajuda.

20 comentários:

  1. João Cabral09:20

    Votem neles, votem... O novo fascismo disfarçado de progresso e modernidade.

    ResponderEliminar
  2. Miguel Félix António11:32

    Sem comentários...a "proposta" do PAN!

    ResponderEliminar
  3. o vinho ainda entra no menu vegetariano, certo?

    ResponderEliminar
  4. Seria apenas uma alteração da opção por defeito.
    Em jantares deste tipo, é costume a opção por defeito ser um prato de peixe e/ou de carne, mas pergunta-se antecipadamente ao convidado se tem alguma restrição alimentar, em particular se é vegetariano (ou kosher, ou halal). Se o convidado fôr vegetariano, serve-se-lhe um prato especial vegetariano.
    Na proposta do PAN, a opção por defeito seria vegetariana, mas continuaria a perguntar-se ao convidado se tem alguma restrição alimentar, em particular se exige comer carne e/ou peixe. Caso exigisse, a exigência seria cumprida.
    Em suma, as pessoas continuariam a poder comer o que quisessem. Somente a opção por defeito é que mudaria.

    ResponderEliminar
  5. Já lá vai o tempo em que Gorbatchov impôs no protocolo de Estado da União Soviética que não fossem servidas bebidas alcoólicas. Os vinhos foram todos substituídos por sumos de frutas.
    Parece que, à época, essa medida até foi assaz aplaudida... que não pelo Francisco, certamente.

    ResponderEliminar
  6. Para ser mais realista, em vez do prato mal-saboroso que ilustra o post, o Francisco poderia ter colocado uma imagem de um prato vegetariano servido num jantar de Estado da Holanda.
    É que, pelos vistos, a proposta do PAN não é tão inovadora assim - é somente oposta aos gostos do Francisco.

    ResponderEliminar
  7. António13:21

    Não sei se o pessoal vegetariano já se apercebeu de que a soja, actualmente, é transgénica - bem como os inúmeros derivados.
    Não desgosto comer uma refeição vegetariana, onde as saibam fazer. Afinal, o que dá gosto à comida são os temperos, que são vegetais. Não há razão aparente que justifique o sabor a água de cozer couves da maioria dos pratos vegetarianos.
    Quanto ao PAN própriamente dito, concordo com João Cabral. É um partido perigoso, bem na linha do Chega.

    ResponderEliminar
  8. Como dizemos em Barrancos: "que tonteria"!!
    Cpts

    ResponderEliminar
  9. Anónimo14:08

    Ó Lavoura, se é "por defeito", então isso tem de ser corrigido. Parece que é o que o PAN quer fazer: "por defeito" mete carne e eles querem resolver o problema. Ninguém quer "defeitos" ao mais alto nível do Estado.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo17:39

    Deus nos livre. O Partido dos cães, travestido de ecológico e inventor gastronómico, vegan. Vale tudo. Mas a verdade e tristeza, é que ainda levam muita gentinha no encanto.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo17:53

    FSC anda a ler o José Manuel Fernandes?

    ResponderEliminar
  12. Anónimo18:07

    Eh, eh, eh! Há tempos que não ria assim tanto!
    Um dia destes passo ali no Protocolo, no MNE e vou falar com a Clara (a Chefe do Protocolo de Estado) sobre isto...Enfim, estou só a fazer humor.
    e se tivessemos um MNE do PAN? Pode acontecer, sabe-se lá! Depende do acordo que Costa vier a fazer no pós-eleições!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  13. (.....) «o exemplo holandês» é a parte que me parece mais interessante...

    ResponderEliminar
  14. É um problema político muito sério grupos que visem hegemonia cultural...É isto que não entendem os que visam por decreto alterar a diferenciação cultural, a tolerância e a convivência livre, tão necessárias à democracia.

    ResponderEliminar
  15. alvaro silva19:25

    Para os que não gostam de carne: -Que roam cornos!

    ResponderEliminar
  16. Concordo com Luís Lavoura, embora me pareça difícil implementar a proposta do PAN em Portugal. E existem pratos tradicionais vegetarianos deliciosos em cozinhas como a italiana, a grega, a libanesa ... enfim, por todo o Mundo. A opção por refeições vegetarianas e/ou veganas já começa a ser adoptada por várias organizações. Há dois anos, numa das maiores conferências académicas na área da gestão, a organização local, uma universidade dinamarquesa, serviu exclusivamente refeições veganas - sem direito a opção carnívora. Se o governo quiser pôr em prática medidas práticas para reduzir a pegada de carbono, terá que dar o exemplo nalgumas coisas ...

    ResponderEliminar
  17. Anónimo09:07

    Riam-se com estas palermices e ignorem as coisas sérias... Daqui a uns anos, estão a pagar clínicas para os cães e gatos dos outros enquanto vocês ganem na amostra de centro de saúde mais próxima...

    ResponderEliminar
  18. Anónimo10:45

    Será que os cães e gatos ( do PAN ) não terão direito a oporem-se à esterlização , pra evitar a reprodução excessiva destes animais ? Coitados , se calhar “ ainda “ não pensaram nisso ... Quando pensarem saem do PAN , ficam só as galinhas , pássaros , baratas ( se não houver Dum Dum ) ...
    Animais , acordem !

    ResponderEliminar
  19. Anónimo14:51

    Nunca mais vejo alguém a perguntar ao tipo do PAN se ele é contra as campanhas de desratização. As ratazanas são mamíferos sencientes, altamente inteligentes e organizados!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo (das campanhas de desratização)

    Excelente comentário. Tem toda a razão: as ratazanas não são menos que os cães, os gatos, ou os pombos. Todos os mamíferos em geral são animais muito inteligentes - as ratazanas não menos que os cães ou os gatos.

    Pela lógica do PAN, as ratazanas não deveriam ser mortas com veneno - deveriam ser piedosamente capturadas e esterilizadas, e depois voltadas a libertar, para poderem viver uma vida feliz e sem sofrimento, até à sua morte natural.

    Evidentemente, eu não voto no PAN, e desejo que esse partido obtenha muito poucos votos. Reconheço, no entanto, que tem mérito a sua proposta de servir refeições vegetarianas no protocolo de Estado.

    ResponderEliminar

Um livro e uma mesa (25)

O livro de hoje é " El Periódico de la Democracia ", uma espécie de pequena biografia do diário espanhol "El País", escr...