sexta-feira, setembro 27, 2019

Diana e os presidentes


Dificilmente se encontrará uma relação política mais conflitual na democracia francesa do que aquela que dividiu Jacques Chirac, que agora morreu, e Giscard d’Estaing. Dois estilos, duas lideranças, dois destinos, dentro da direita e da História francesas. Curiosamente, “une-os” a princesa Diana.

Giscard escreveu um livro de ficção,”La Princesse et le Président”, onde efabula sobre uma relação amorosa que poderia ter existido entre Diana de Gales e um presidente francês, figura em que o retrato do próprio Giscard assenta como uma luva. A imprensa britânica reagiu, entre o furioso e o desdenhoso, ao que entendeu ser uma tentativa de Giscard de sugerir a sua inclusão na lista de amores da princesa. Giscard, mas só depois de muito instado, fez saber tratar-se de uma mera ficção, algo cuja verosimilhança só deveria ser medida à luz das circunstâncias proporcionadas pelos encontros oficiais das duas figuras. A propósito de este livro de Giscard, Chirac fazia, ao que se sabe, comentários hilariantes, depreciativos do seu rival político.

Mas o que é que Jacques Chirac tem (também) a ver com Diana? A tragédia desta última. Na noite em que a princesa morreu, em Paris, no acidente no túnel de Alma, em 31 de agosto de 1997, a primeira preocupação das autoridades policiais francesas foi avisar o Presidente da República. Tudo foi tentado, a começar pelo palácio do Eliseu. Mas Chirac estava, como dizem os franceses, “aux abonnés absents”. Nem os próprios agentes dos serviços secretos que o protegiam, 24 sobre 24 horas, sabiam onde ele se encontrava. O presidente tinha-se permitido uma “escapada”, num dos seus tradicionais “affaires” românticos, que a sua mulher Bernardette aturava desde sempre, não contando, naturalmente, que essa ia ser precisamente a noite em que uma princesa britânica iria morrer à saída de um túnel rodoviário sob o Sena, em que deveria ter sido ele mesmo a informar as chefias britânicas. Só muitas horas mais tarde, foi possível encontrá-lo. Pode assim dizer-se que histórica rapidez de Chirac nos seus encontros sexuais - “cinq minutes, douche comprise” - não se tinha confirmado nessa noite.

18 comentários:

Augie Cardoso, Plymouth, Conn. disse...

Falta de etica e moralidade chocante .... Pessoal e de Estado frances. Por isso que Nunca Se pode saber , desde 1800 quantos soldados Sao necessarios para defender Paris.

Augie Cardoso, Plymouth, Conn. disse...

As melhoras rapidas, Sr. Embaixador.

Joaquim de Freitas disse...

Augie Cardoso coloca a ética e a moralidade debaixo da mesa oval do Gabinete de Clinton, na Casa Branca, onde os « affairs » com a estagiárias se tratam. Isto é no domicílio do presidente dos Estados Unidos.

Ao menos Kennedy tratava os seus "affairs" no hotel...Era menos choquante...

Anónimo disse...

Sr. Freitas

Não sei se os "affairs" de Kennedy incluía choques, mas se não tiver sido o caso
talvez fosse menos chocante se não hesitasse em consultar o prontuário ortográfico!

Anónimo disse...

O artigo era sobre uma princesa inglesa e políticos franceses. Mas eis que aparece o Freitas para chamar os americanos à liça! Eu nunca vi tamanha obsessão.

Jorge disse...

Je crois que c'était plutôt "7 minutes, douche comprise". ;-)

AV disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AV disse...

‘Trois minutes douche compris’, é o que tenho lido. Rápido. No entanto, isso é um pormenor.
Chirac merece ser lembrado por mais do que esse fait divers.

Joaquim de Freitas disse...

Ao anónimo das 21:37 e 21:58, provavelmente o mesmo! Vivo, todos os dias, com a língua francesa, desde há meio século… Se ficou “choquado” com a minha distracção ortográfica, que lamento, eu fico chocado que tenha ignorado que Augie Cardoso é um luso-americano que escreve do Connecticut, Estados Unidos da América…criticando a França e os franceses. Ora no que diz respeito à ética e à moral, não é dos EUA que podemos esperar os melhores exemplos.

O anónimo continua a fazer muitos esforços na dialéctica…

Augie Cardoso, Plymouth, Conn. disse...

Sr Freitas,,
Os americanos, dos seus politicos tambem, Sao pecadores, mas exigem que sejam e paressam Santos.ASPIRATIONAL...
Preamblo da constituicao,.. Endowed by our creator...., for the pursuit of happiness..., fora better union...,
Mottos de Estados, diversos. E pluribus unum, certo que ha racismo, civil rights law 1964. Civil war 1860... School busing 1970..

Dollar, in God we trust.. Corruption , ILEGAL and enforced against individuals, companies and politicians , here and abroad.
The moral fortitude and ideals, is the basis, structural, of the American Dream , all equal under the law .... Including Donald Trump.
For a more perfect union... The shining city on the hill.... For all to see.... Aspirational , even at the local level, in the congretional districts, individually, where is the basis of American law and power.

It's ASPIRATIONAL, mr. Freitas.

Anónimo disse...

Não existiam telemóveis ...

Joaquim de Freitas disse...

Oh ,por favor, Sr. Augie Cardoso ! Onde escreve “pecadores” devia escrever “assassinos”. Como podem esperar “parecer” santos”, quando passaram estes últimos 75 anos a promover o assassinato por todo o lado, por todos os meios; golpes de estado sangrentos, invasões militares, embargos, drones, mesmo sub contratando os assassinos quando os GI’s já não podem mais…Quantos milhões de mortos nesse vasto mundo?

“American Dream , all equal under the law .... Including Donald Trump.” Oh Sr. Augie Cardoso : Quantas falências de Trump foram sancionadas? Quantos brancos estão na prisão e quantos negros? Quem é assassinado pela cor da pele nas ruas das cidades e aldeias americanas?

Pecadores? Quantos sacerdotes no estado vizinho ao seu, estado que conheço bem, como o seu, abusaram de crianças, incluindo portugueses? E que penas foram aplicadas?

E é por isso que quando o Sr. me fala de moral e ética, eu penso nos Bronstein, Epstein, Trump Clinton muitos mais… que conhecem a técnica do “aspirational”, que eu diria “aspiração”, como debaixo da mesa do salão oval da Casa Branca…

Anónimo disse...

Das duas, uma: ou FSC não tem o seu blog em grande conta ou diverte-se verdadeiramente com os disparates anti-americanos do Joaquim Freitas. Da minha parte digo que o que é demais enjoa.

Anónimo disse...

É certo que só aqui vem e comenta quem quere,mas calem-se pour favor e, nestas circonstanciés, "deixem-se de merdas !..."
Mr Jacques Chirac merece respeito póstomo. Ponto !

Porquê este post neste Momento ?
C.Falcao

Anónimo disse...

Sr. Joaquim de Freitas,

A idiotas não se responde, é perder tempo, eles ganham; vão morrer idiotas!


Seja muito bem vindo.

Anónimo disse...

Estou de acordo com C. Falcão , das 16:36 : porquê este post neste Momento ? Baseado num desastre horrível em que morreram pessoas porquê misturar com política e ordinarices que foi o que aconteceu entre as pessoas que comentaram . Não houve o mínimo respeito por ninguém , nem o Presidente Francês escapou , quando merecia ser lembrado pelo que fez pelo seu país ... Tudo tão a despropósito !!!

AV disse...

Errata:’comprise’.

Anónimo disse...

Reparem na fotografia , a princesa Diana era linda de morrer ( como dizem os jovens ) , só comparável a Grace Kelly , e ambas desapareceram em trágicos acidentes de viação . Porquê transformar este post num chorrilho de « raiva «  pessoal de politiquice barata ... e , pior , misturá-lo com anedotas de mau gosto envolvendo nelas um Presidente da República , que também já morreu e que foi muito respeitado não só no seu País mas em toda a Europa e noutros continentes . Nem sempre vale tudo em política , a cor dos partidos devem ser respeitadas ... a « esquerda «  não é a dona do mundo , felizmente .

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...