sábado, setembro 28, 2019

Canadianas


Alguém me sabe explicar por que razão estes elegantes auxiliares de marcha, de que me não vou livrar tão cedo, se chamam “canadianas”?

16 comentários:

  1. No ciberdúvidas (https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-origem-da-palavra-canadianas/10827) dizem que é por terem sido inventadas no Canadá. Em "crutch" na Wikipédia dizem o mesmo no artigo em inglês (https://en.wikipedia.org/wiki/Crutch). O termo não é portanto específico de Portugal. Em português existiam as "muletas" antes de apareceram as "canadianas".

    ResponderEliminar
  2. Anónimo04:28

    caro embaixador

    pode ler sempre o texto nesta pagina que comeca por "os habitantes do canada"

    https://books.google.pt/books?id=H2soAQAAMAAJ&pg=RA1-PA26

    e continua por ai diante, nao creio no entanto que a duvida desapareca

    ResponderEliminar
  3. Anónimo05:17

    a palavra em portugues brasileiro é muleta canadense.
    a versao em ingles é canadian crutch, e em frances canne anglaise

    a wikipedia francesa diz
    "En Europe, pour des pathologies plus lourdes, les cannes dites anglaises ou canadiennes sont prescrites. Malgré leur nom, elles furent inventées par un ingénieur français à Nancy, Emile Schlick, sous le nom de cannes-soutiens. Elles comportent une poignée horizontale et un support incliné pour l'avant-bras. Le bâton, généralement en métal, est réglable en longueur par tubes coulissants. Elles s'habillent maintenant de plastiques de couleur pour les poignées et l'appui antébrachial."

    que é corrigida pela inglesa
    "Later, A.R. Lofstrand, Jr. developed the first crutches with a height-adjustable feature making the crutches customizable"


    vendo melhor parece que em fins da primeira guerra mundial se produziu uma variedade de patentes de muletas, em particular no canada, e que essas correspondem a uma delas

    https://www.google.com/search?q=Crutches+canadian&tbs=cdr:1,cd_min:1900,cd_max:1920,sbd:1&tbm=bks


    (o pouco que encontrei sobre Anders R. Lofstrand, Jr. indicava que fosse um americano de origem sueca e fiquei com a impressao que a sua patente era mais tardia que as anteriores...)

    as melhoras!

    ResponderEliminar
  4. João Cabral08:26

    Google.com, senhor embaixador.

    ResponderEliminar
  5. Aos correspondentes que me aconselham o recurso ao Google. De facto, já por lá tinha andado, mas não encontrei nada de muito convincente. Não que isto seja importante, salvo que a “trivia” é uma disciplina que levo muito a sério

    ResponderEliminar
  6. Faço votos para que se livre delas o mais rápido possível

    ResponderEliminar
  7. Anónimo09:36

    Canadianas , seja qual for a origem , é mais elegante do que a palavra portuguesa “ muletas “ que nos faz lembrar os aleijadinhos , coitados , sejam eles quem forem ...
    Sabe que já vi canadianas todas revestidas com o símbolo de Louis Vuiton ? Para quem quer pagar por essa extravagancia , claro ...
    Por cá são baratinhas ( já usei as da Cuf ) , mas porque não revesti-las com o emblema do Sporting , agora que estão tão precisados de
    de animo ? Fica a ideia ( e não cobro nada pela patente ... )
    As melhoras

    ResponderEliminar
  8. Anónimo10:04

    Certo dia um português estava num bar e depois de apanhar grande borracheira e mal conseguir andar saiu aos ombros de duas canadianas (cidadãs do Canadá). A partir de então sempre que alguem necessita do apoio de muletas para andar diz-se que anda com o auxílio de canadiana. Eheheheh

    ResponderEliminar
  9. Anónimo10:37

    Desculpem o erro “ Louis Vuitton “ , tinha escrito com um só “ t “ ...

    ResponderEliminar
  10. Desejo um rápido restabelecimento.

    Alexandre Gama Vieira

    ResponderEliminar
  11. António13:21

    Há um episódio interessante sobre muletas e gralhas tipográficas. Não tenho já memória clara dos pormenores, mas, no essencial, um rei português regressou do Brasil com um pé partido, e um repórter apressado anunciou que o rei desembarcou apoiado em duas maletas. A gralha foi notada, e a rectificação foi esclarecer que o rei afinal tinha desembarcado apoiado em duas mulatas.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo15:27

    Ao anónimo das 13h21

    Foi o imperador do Brasil D. Pedro I que tenha lesionado um pé e saiu do navio no Rio de Janeiro de muletas. O jorna escreveu que ele tinha saído apoiado em duas mulatas.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo15:45

    Ainda bem que são "canadianas". Se fossem "americanas" já tínhamos aqui o Freitas a dizer que V.Exa. ia ficar coxo para a vida!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo17:08

    Anónimo das 13:21
    Se calhar tem razão e para a época deve ter sido isso que aconteceu .
    Depois os tempos mudaram e a palavra muleta voltou a aparecer .
    Por mim prefiro a versão do português que apanhou a piela e foi simpaticamente socorrido por duas cidadãs naturais do Canadá ...
    Há pano para mangas , mas quanto mais depressa se livrar delas melhor : é que não dá mesmo jeito nenhum , a única vantagem é quando se viaja de avião o serviço de ajuda , com cadeira de rodas e tudo o resto funciona muito bem e , milagre dos milagres , ainda é um serviço grátis ...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo17:08

    Anónimo das 13:21
    Se calhar tem razão e para a época deve ter sido isso que aconteceu .
    Depois os tempos mudaram e a palavra muleta voltou a aparecer .
    Por mim prefiro a versão do português que apanhou a piela e foi simpaticamente socorrido por duas cidadãs naturais do Canadá ...
    Há pano para mangas , mas quanto mais depressa se livrar delas melhor : é que não dá mesmo jeito nenhum , a única vantagem é quando se viaja de avião o serviço de ajuda , com cadeira de rodas e tudo o resto funciona muito bem e , milagre dos milagres , ainda é um serviço grátis ...

    ResponderEliminar
  16. Anónimo00:21

    Para o após a uma artroscopia ao joelho de um atleta, basta uma delas. Sr. Embaixador.

    ResponderEliminar

Um livro e uma mesa (25)

O livro de hoje é " El Periódico de la Democracia ", uma espécie de pequena biografia do diário espanhol "El País", escr...