sexta-feira, setembro 06, 2019

Uma área de real serviço


Desde sempre, conheço-me como um fã das áreas de serviço das auto-estradas. Porque gosto muito de fazer pausas em viagens, “estaciono” imenso nas lojas que há pelo país. 

Pode parecer bizarro a muita gente, mas já me aconteceu, em viagens ao Norte ou ao Algarve, parar em todas as estações de serviço! A sério! Às vezes, não chego a comprar nada: vejo a net, leio um pouco mais os jornais ou as revistas, descanso uns minutos, faço uns telefonemas. E chego mesmo a passar “pelas brasas”...

Nos últimos seis anos, desde que regressei definitivamente a Portugal, o conta-quilómetros do meu carro indica que fiz 160 mil quilómetros pelas estradas da pátria. Acumulei assim alguma experiência - de Valença a Vila Real de Santo António, de Sagres a Bragança e, em especial, de Lisboa a Vila Real, claro.

Cometerei a audácia de dizer que conheço bem mais de 80% das lojas nas áreas de serviço do país. E constato que há de tudo! Desde lugares sinistros, onde a comida só disso tem nome (a de Castro Daire é o meu “benchmark” negativo, mas a A8 tem coisas “notáveis” de mau), até às “Sol”, onde, salvo algum descaso pontual e preços especulativos, o serviço é agradável e eficaz. Algumas vão mudando, com o tempo. Pelo meio das que referi, ficam coisas incaraterísticas como as “La Pausa”. Numa destas, há dias, a confusão da oferta dos “menus” era tal que entrei e saí logo de seguida.

Decididamente, e é isto que quero hoje aqui dizer, a minha melhor experiência (e já foi mais do que uma, na direção Lisboa-Vendas Novas), em termos de oferta e de imbatível serviço, é a “Colibri” de Vendas Novas: excelente apresentação, gente simpática e prestável, muito bons produtos, boa relação qualidade-preço. Experimentem e vão ver que tenho razão!

5 comentários:

Luís Lavoura disse...

já me aconteceu, em viagens ao Norte ou ao Algarve, parar em todas as estações de serviço! A sério!

Quando as pessoas ficam velhas, cansam-se mais, inclusivé a conduzir. Precisam então de descansar com mais frequência. Parar em todas as estações de serviço significa simplesmente parar de 40 em 40 quilómetros.

Há uns tempos vim do Algarve para Lisboa, parei duas vezes em áreas de serviço, isto é, parei de 80 em 80 quilómetros. E não me pareceu de mais.

É pior quando se viaja sozinho no carro. Sem conversa para entreter, a pessoa entedia-se ainda mais e tem que parar mais vezes.

Luís Lavoura disse...

Eu paro em áreas de serviço, mas nunca consumo nada. É tudo muito caro nelas!

Francisco Seixas da Costa disse...

“Desde sempre”, escrevi eu. O meu “vício” de estações de serviço é de há muito. Só quando não tenho tempo é que não paro.

Anónimo disse...

Há dias também fiquei supreendido com o asseio e qualidade do serviço no Colibri de Vendas Novas.
Quanto à famosa perdiz, estamos também de acordo.
Só naquilo do Brexit é que façamos um "Acordo" em discordar.

Cardeal disse...

Sou beirão (BA), mas Alentejo é Alentejo, ainda que haja coisas boas por todo o país, mas o espaço é único e povo também.O cajado e o chapéu em cima dos olhos à sombra das paredes na aldeia a usufruir da reforma, são um bonito postal.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...