segunda-feira, setembro 30, 2024

Terceira história do 28 de Setembro de 1974


Pelos corredores de Caxias, nesses dias posteriores ao golpe do 28 de Setembro, cruzavam-se os barbudos da época, a maioria à paisana, alguns fardados com um porte que fazia a angústia dos puristas. 

Algumas salas estavam atulhadas de papelada da PIDE, a cujo escrutínio sabia-se que tinham acesso figuras com ligações partidárias, com caras sempre graves. 

Eu e o Casimiro Talhinhas, então capitão da Força Aérea, tínhamos sido escolhidos pelo brigadeiro Pedro Cardoso, que chefiava a divisão de informações do EMGFA, onde trabalhávamos, para ir a Caxias consultar alguma documentação que poderia ser relevante para dossiês que estávamos a seguir.

Por vaga indicação de um tenente da Marinha – os marinheiros pareciam dominar Caxias –, fui parar a uma determinada sala e iniciei o vasculhar de uns caixotes com documentos. 

De súbito, uma voz masculina interrompeu-me: 

“O que é que está aqui a fazer? Quem é você?”. 

Voltei-me e vi-me confrontado com uma figura à civil, especada na soleira da porta, claramente in charge da situação e do lugar. Eu também estava sem farda, mas socorri-me de uma vaga autoridade militar: 

“Eu sou oficial do Exército”. E contra-ataquei, ainda amável: “E o meu amigo quem é?”. 

A resposta veio seca, definitiva: 

“Chamo-me Jean-Jacques Valente e você não pode estar aqui!”. 

Nesse segundo, rebobinei década e meia de história contemporânea e dei-me conta de estar perante alguém que tivera um papel central na saga da morte do capitão Almeida Santos, revolucionário do “golpe da Sé”, nessa tragédia político-romântica que o José Cardoso Pires viria a consagrar, anos mais tarde, na «Balada da Praia dos Cães».

Tentei recuperar a iniciativa: 

“Essa agora! por que é que não posso estar aqui a trabalhar?”. 

“Porque eu não deixo e, se quiser, vá perguntar porquê lá acima”, lançando-me um nome de um conhecido graduado da Marinha. 

Saí furioso, fui inquirir da autoridade do meu histórico interlocutor e logo fui confrontado com a inevitabilidade de ter de me acomodar. O setor político a que Valente pertencia dominava essa área do arquivo da PIDE e nem os militares, pelos menos aqueles a quem eu tinha acesso, podiam contrariar a liberdade com que a sua gente se movimentava por ali. 

Regressei de mãos a abanar à 2ª Divisão.

Mas, vá lá!, ao menos eu tinha tido um inesperado encontro com a História.

Sem comentários:

Terceira história do 28 de Setembro de 1974

Pelos corredores de Caxias, nesses dias posteriores ao golpe do 28 de Setembro, cruzavam-se os barbudos da época, a maioria à paisana, algun...