sexta-feira, maio 10, 2024

Só para lembrar

Pertencer à CPLP não obriga um país a seguir a linha política da NATO ou da UE, da qual só Portugal é membro. Relembro ainda que sete dos oito membros da CPLP são países do Sul, em regra menos alinhados com os EUA e em geral propensos a terem boas relações com a China e Rússia.

6 comentários:

João Cabral disse...

Senhor embaixador, diga-se o óbvio: a CPLP não serve para rigorosamente nada.

Anónimo disse...

Lamento, serve sim para admitir como membro a Guiné Equatorial

J. Carvalho disse...

Surpreendente é como tanta gente, incluindo o Presidente da República, reagiram, como se o Governo de São Tomé tivesse de pedir autorização para assinar o acordo com a Rússia.

Anoto que, em meu parecer, a CPLP é uma estrutura muito interessante e um instrumento que deve ser valorizado para aproximar os povos e as economias, com respeito pelas respetivas soberanias.

Unknown disse...

Presumo que a cooperação militar com Portugal, se ela existe, irá ao charco. Isto se evidentemente Portugal tiver coluna vertebral, o que como sabemos, nem sempre existe tal como nem sempre existiu.

Carlos Antunes disse...

O problema é que, tanto quanto sei, tem um acordo de cooperação com São Tomé e Príncipe (2021-2025) no domínio da Defesa.
Como se articula este acordo com aquele que São Tomé agora estabeleceu com a Rússia?

Anónimo disse...

Os meus amigos esquecem que a Guiné-Bissau, o principal palco da nossa derrota em África, está a ir pelo mesmo caminho. Angola tem também uma relação especial com a Rússia, menos vincada. Moçambique está a ferro e fogo com os jihadistas....
Sobre a ex África francesa pois é uma alegria.
M. Prieto

A Europa de que eles gostam

Ora aqui está um conselho do patusco do Musk que, se bem os conheço, vai encontrar apoio nuns maluquinhos raivosos que também temos por cá. ...