sexta-feira, outubro 20, 2023

Não, não é sobre palestinos ...


 ... antes pelo contrário!

2 comentários:

manuel campos disse...


Muito esquecido tudo isto.
Andou o mundo quase 80 anos a dizer e a escrever que nunca se poderia calar nem esquecer o que aconteceu nos anos 30 e 40 do século passado por esta Europa fora e, no espaço de uma semana, tudo mudou na cabecinha de demasiadas pessoas (mas se calhar sempre lá esteve, tinham era vergonha de o dizer).
Até na cabeça de algumas que eu julgava conhecer, ingenuidade a minha.
Vive-se o momento porque nos dizem para viver o momento, é o que rende a alguns e é mais cómodo para quase todos do que pensar e estudar, é o pensamento "prêt-à-porter".

E isto é igualmente válido para a causa e os dramas de sempre dos povos palestinos, o que deveria levar as pessoas a algum equilíbrio nas análises precipitadas e "clubistas" que fazem, na procura de um espírito qualquer de ânsia pela paz.
Alguns de nós (demasiados) parece que só estão contentes a ver correr o sangue dos outros, pois quando se magoam com a faca de cortar o pão e fazem uma feridinha até desmaiam.

Faz-me lembrar a miudagem do meu tempo no liceu, quando dois se pegavam à tareia no intervalo, em vez de os procurar separar punham-se à volta a gritar "Porrada! Porrada!".
Agora continuam sem os separar mas já não gritam, filmam e pespegam nas redes sociais (e fazem discursos bonitos e inúteis para mostrar serviço).
Não sei se é um progresso e se calhar até é melhor não saber.





Flor disse...

Exodus foi um navio conhecido por ter sido utilizado no transporte de Judeus à Palestina no período que precedeu a fundação do Estado de Israel.

Os caminhos da justiça

Em 2019, numa publicação no Twitter, publiquei um comentário crítico sobre uma atitude de um treinador de futebol que tinha acabado de obser...