quarta-feira, outubro 11, 2023

Matinas

Nunca fui um homem das manhãs. Sou mesmo um assumido "late riser". O silêncio da noite e das madrugadas é-me essencial para a leitura e trabalho. Mas, às vezes, abro algumas exceções, nesta década de "novas profissões" que levo como "ex-reformado", como alguém costuma chamar-me.

Fiz parte, por vários anos, de uma tertúlia de discussão sobre temas económicos e sociais, com uma dezena de pessoas, que se reunia, cerca de duas vezes por mês, das nove e meia às 11 da manhã. Nem um minuto mais. E era um belo exercício. Um dia, por razões que não vêm ao caso, teve de acabar.

Também no âmbito de uma empresa de que sou consultor, organizo, desde há vários anos, a audição de personalidades com funções ou conhecimentos relevantes, em torno de pequenos-almoços de trabalho. Essas pessoas fazem uma curta palestra, a que se segue um período de debate, que me cabe coordenar. Os convidados para ouvir o orador são umas dezenas de gestores de topo, oriundos de empresas de diversos setores. É gente muito ocupada, que tem muito pouco tempo: o exercício começa assim às oito e meia e termina exatamente uma hora depois. Ontem, foi mais uma dessas ocasiões. Uma excelente apresentação e uma bela discussão.

5 comentários:

manuel campos disse...


"O silêncio da noite e das madrugadas é-me essencial para a leitura".

Sou desse clube, de que não pude usufruir das regalias durante aqueles anos todos em que, mesmo não tendo horários a cumprir, tinha exemplos a dar.
Agora vingo-me, não chego a ver nascer o sol mas quase.
Andei a vida toda à espera disto.

Enquanto trabalhei dividia o dia em três partes, a manhã para dar a volta à empresa da altura e falar com toda a gente sobre o que viesse à baila, a tarde para as reuniões que começavam e acabavam às horas previstas porque a pontualidade é essencial e que acabavam sem falta às 18 horas porque as pessoas tinham a vida delas, a partir daí o assinar do expediente, já sozinho, nunca o levei para casa porque a família já me dispensava demais.

PS 1- Tenho que reconhecer que a minha pontualidade me tornou um solitário muitíssimas vezes na vida.
PS 2- As poucas vezes que uma reunião se atrasava, eu vinha cá fora explicar a situação às pessoas da reunião seguinte.

manuel campos disse...


"Passageiros nos aeroportos voltam a atingir máximos históricos em agosto
INE refere que, em agosto de 2023, "movimentaram-se 7,2 milhões de passageiros, 17.500 toneladas de carga e um desembarque médio diário de 112.900" pessoas", valores superiores a agosto de 2022."
(Observador, 13/10/2023)

Aposto 1 contra 10 (pelo menos) que, indagados sobre "alterações climáticas", 9 em cada 10 responderão sem hesitar que é urgentíssimo combatê-las, que isso já devia estar a ser feito há muito tempo e que eles por acaso até nem tinham intenção de viajar de avião nunca mais.
Cambada!

manuel campos disse...


"Afinal, Cristiano Ronaldo não vai levar 99 chicotadas. Irão desmente condenação por adultério"

E o Cristiano Ronaldo lá se safou das 99 chicotadas.

Eu não me tinha safado.

manuel campos disse...


Reitero o "Cambada!" ali atrás.
É esta multitude de gente "catitinha", sempre a querer ficar bem em todas as fotografias por mais mal que fiquem na vida que levam, que "legitima" aquela malta das "coisas do ambiente" que atira tinta a Picassos e se cola às paredes (*).
Aquela malta vestida com jeans (altamente poluentes), ténis e t-shirts (fabricados por quem se sabe), smartphones (plástico/metais raros/ "disposal") e que nem sequer sabe (ou não quer saber) que as suas ideias postas em prática sem mais nem menos levariam a uma miséria ainda mais abjecta pelo menos um quarto da Humanidade.

(*) Creio que foi na sede da VW na Alemanha que aqui há uns tempos também se colaram ao chão, ficando ali os seguranças a olhar para eles.
Claro que passadas umas horas começaram a ter sede e pediram água àqueles, que lhes responderam com o ar mais sério do mundo que não trabalhavam para aquela ONG.




Anónimo disse...

Vivo em Moçambique
Sou um fixer na área eletronica industrial
Também sou um late riser
Só tenho 67
Estou aqui e vou aí com frequência
Aqui todos os dias são desafios
Aí já estava amorfo
I will be back Quinta das palmeiras nova Oeiras
O seu blog é ótimo
Cumprimentos
Vítor pinho

Isto é verdade?