Seguidores

Se quiser ser informado sobre os novos textos publicados no blogue, coloque o seu email

sexta-feira, outubro 27, 2023

Assobiar a concorrência



Ontem, desde manhã, dei comigo a cantarolar intimamente o velho hino da RTP. Creio que a muita gente acontece surgir-lhe à memória uma música e, por mais esforços que faça, ela não lhe sair da cabeça ao longo de todo o dia. Só passa na manhã seguinte.

Contei isto numa reunião de trabalho e todos os presentes revelaram que, por vezes, lhes acontece o mesmo. Um dos amigos queixou-se que só lhe "surgem" canções ridículas, sem a menor graça. Eu disse que sou mais feliz: já "acordei" com grandes êxitos! Mas também já "andei" a cantarolar glórias do nacional-cançonetismo, confesso.

O dia passou. Já perto da meia-noite, nos corredores da CNN Portugal, ouvi-me a continuar a assobiar, distraidamente e baixinho, o tal hino da RTP, que, para quem não saiba, tem o nome de "Derby Day". 

Num segundo, auto-censurei-me: então eu andava por ali a evocar o hino da concorrência?! Depois pensei melhor: mesmo que alguém me ouvisse, quem é que, das novas gerações que enchem a TVI / CNN Portugal faz hoje a menor ideia do velho hino da nossa televisão pública? E, com maior certeza ainda, quem, de entre os mais novos, alguma vez viu uma das primeiras miras técnicas da RTP, que aqui coloco? ("Mira técnica?", o que é isso?)

Deixo (clicando aqui), o "Derby Day", música de orquestra que evoca os grandes hinos americanos e britânicos que enchiam os altifalantes dos nossos estádios de futebol nos anos 50 e 60, servindo também de música de fundo para a "Tarde desportiva da Emissora Nacional". ("Emissora Nacional?!", o que é isso?)

É a vida!

Pode ser que seja apenas "wishful thinking", mas fiquei ontem com a sensação de que André Ventura já se está a ver, daqui a semana...