sábado, novembro 28, 2020

Calendários


Ofereceram-me na passada semana um calendário para 2021, daqueles cheios de paisagens que sugerem sossego e paz, ajudadas pelo photoshop. 

Nas redes sociais, aquele tipo de imagens, em substituição das infernais “florzinhas”, servem de cenário para tiradas filosóficas foleiras, a armar ao profundo, frequentemente com erros ortográficos. Às vezes, vêm acompanhadas de canções brasileiras delicodices, de romantismo saloio.

Mas é um belo calendário, este que me ofereceram! Como não tenho onde o pôr, não sei o que hei-de fazer com ele! 

Nos últimos anos, os calendários deixaram de estar na moda. Hoje, um amigo “da tropa”, mandou-me, num anexo a um email, o da “Playboy” para o próximo ano. O conteúdo é o expectável, com cada mês a ser melhor do que o outro, induzindo um embaraço numa escolha que, afinal, para o bem ou para o mal, não temos de fazer. 

Confesso que tenho uma certa nostalgia do tempo em que não se ia uma garagem sem encontrar, na parede, o clássico calendário da “Pirelli”. Confortava sempre muito o camionista que trazemos escondido dentro de nós...

3 comentários:

Luís Lavoura disse...

Eu tenho um calendário pendurado na parede, e outro pousado em cima da mesa. Acho que continuam a ser objetos muito úteis.

Anónimo disse...

Está enganado, Francisco. Felizmente, ainda há muita garagem - para além de barbeiros (outro local com calendários com belas e jovens mulheres nuas) - onde o dito calendário se mantém.
Até, vim a descobrir aqui há uns tempos, o homem que vende lenha. Como temos umas duas lareiras cá por casa, uma casa à antiga, grande, fria, desconfortável no Inverno (mas eu gosto) e onde a lareira é rainha, lá vou comprar-lhe lenha. E ele tem lá pendurado um desses calendários, nunca se esquecendo de mudar o mês e a rapariga, mas, como me dizia, não deita fora as páginas dos meses anteriores. Guarda os calendários lá numa escrivaninha.
Dizia-me o barbeiro outro dia: "quem é que tem pedalada para isto?"
Bom fim de semana!

Flor disse...

Ainda bem que agora também há calendários com fotografias de por exemplo, bombeiros bem apessoados, cujo valor das vendas reverte para a Associação 😮🙄

O sítio que eu encontrei e que dá muito jeito para pendurar um calendário é na porta da despensa, por dentro🙄

O herói

25 de Abril de 1974. Escola Prática de Administração Militar (EPAM). Eram aí 11 horas da manhã. Abri a fechadura da sala do quarto do oficia...