quarta-feira, novembro 11, 2020

Gonçalo Ribeiro Telles


2020 é um ano sinistro. Com 98 anos, desaparece hoje Gonçalo Ribeiro Telles.

Somos um país com muito poucas unanimidades. Ribeiro Telles fazia parte das escassas figuras, em Portugal, que merecia um generalizado respeito. Isso era devido à sua obra profissional mas, essencialmente, por ter visto, antes de quase todos, a importância das questões ambientais para o nosso futuro coletivo e de ter tido a coragem e o desassombro de nos alertar para elas, num tempo em que fazê-lo era considerado uma bizarria, quase uma ideia ridícula e sem sentido. 

Gonçalo Ribeiro Telles foi um cidadão de bem, cujo empenhamento cívico, sem abandonar a bandeira monárquica que sempre foi a sua, honrou o país e a nossa democracia. 

Deixo aqui um abraço sentido ao seu filho Francisco e, nele, a toda a família enlutada

3 comentários:

Corsil Mayombe disse...

O pai do paisagismo em Portugal.

Descanse em paz.

patricio branco disse...

Aí há uns 4 ou 5 anos ia eu com um amigo e colega caminhando do Rossio para os restauradores, pelo passeio onde está um hotel, e em sentido contrário vinha um senhor bastante curvadinho. Pareceu-me pessoa conhecida e à medida que se aproximou confirmei que era o Eng. Gonçalo Ribeiro Telles. É o Ribeiro Telles...sim é ele...Essa imagem ficou-me muito nítida na memória até porque ele olhou para nós e nós baixamos a cabeça num respeitoso cumprimento ao grande Senhor a que ele reagiu com um sorriso...

José Figueiredo disse...

Honra à sua memória. Algum dia haveria de chegar...
José Figueiredo

Parabéns, concidadãos !