quinta-feira, novembro 05, 2020

Ridículo

O estado americano no Nevada tem menos de um terço da população de Portugal. Passaram dois dias e ainda não conseguiram contar os votos por lá. Se isto não é ridículo, num país que se pretende a maior democracia do mundo, não sei o que o será.

11 comentários:

Corsil Mayombe disse...


A pressa é inimiga da perfeição!

Anónimo disse...

O nome o diz. Neve até ao pescoço. Movimentação difícil. o boubon muito caro,

arber disse...

A razão não será a norma que considera válidos os votos por correspondência que tenham sido postos nos correios até ao dia da eleição, e que sejam recebidos até 3 dias depois?
Claro que o escrutínio dos votos presenciais pode estar completo há muito tempo, mas há que esperar os outros.

Anónimo disse...

Acabo de ouvir o discurso nojento do Trump a acusar fraude eleitoral . Também vi a conselheira espiritual (?) a evocar anjos africanos para garantir a vitória de Trump aparentemente já procllamada no céu. Não consigo transmitir o que estou a sentir de repulsa. A democracia na América está em grande risco.
Fernando Neves

Anónimo disse...

Aparentemente o voto por correio, se correctamente escrutinado(!), demora....
O sistema eleitoral no Estado Nevada tem uma clásula curiosa e muito contestada constitucionalmente.
No boletim de voto além do quadradinho -em que se deve inscrever a cruz- com o nome do candidato escolhido, existe um quadradinho, uma nova linha, indentificada como: "None of the above", ou seja "nenhum dos acima inscritos". Já aconteceu esta escolha ter 30% dos votos, e o seguinte "candidato" ter apenas 25%, mas afinal legalmente(!) nomeado o vencedor.
Srá uma lição em precisão na consulta e também uma potencial lição de humildade para a sempre ufana classe política?. Por cá já bem que me apeteceu ter essa opção.

Luís Lavoura disse...

Eu creio que o escrutínio nos estados americanos pode ser bem complexo porque geralmente os eleitores votam em muitas coisas no mesmo dia. Em particular, votam em referendos sobre diversas leis estaduais. Podem também votar na eleição de juízes ou de membros do Congresso. Tudo no mesmo dia e no mesmo boletim de voto.

Pedro Sousa Ribeiro disse...

Sei que o sistema eleitoral nos EUA varia de estado para estado e mesmo, dentro destes, pode variar em cada " County", mas parece-me tudo muito arcaico, Há muitas áreas, ao contrário do que muita gente pensa, em que os EUA estão bem mais atrasados do que os países europeus.

Maria Isabel disse...

Estão a contar pelos dedos como na primária
Maria Isabel

Flor disse...

Tudo uma vergonha inclusive o Trump que está a incutir violência e estupidez (mais) em certos (muitos) cidadãos dos EUA.

jose duarte disse...

A minha perplexidade vai para : como é que a, maior democracia do mundo,chega a esta situação? Em que o presidente em exercício,acha que se deve interromper a contagem de votos...O ponto é: onde é que as democracias estão falhar?
Confesso que esta situação merece estudo e aprofundada reflexão.Nada está adquirido.

Anónimo disse...

A minha maior perplexidade é, como foi possível, há quatro anos atrás, terem votado, neste energúmeno.

O futuro