sexta-feira, março 13, 2020

As outras vítimas

Por que será que, nos dias que correm, tenho já imensa pena dos muitos e simpáticos cidadãos do Nepal, do Sri Lanka ou do Bangladesh, que pagaram o que não tinham para vir aterrar num país de turismo pujante, onde se empregavam precariamente, ganhavam pouco e viviam em condições difíceis?

8 comentários:

Luís Lavoura disse...

Do Sri Lanka (Ceilão) não, da Índia sim.

Joaquim de Freitas disse...

Como tem razão, Senhor Embaixador. Eu acrescentaria todos os latinos e mesmo os "petits blancs" americanos, que não vão ao médico há anos (45%) por falta de dinheiro, e aqueles que talvez já infectados sem o saberem, e porque os testes custam entre 3 e 4 000 dólares, vivem na angustia...
O Estado de Washington é considerado pelos médicos americanos como o Wuhan americano…

Luís Lavoura disse...

Muitos deles habitam 4 ou 5 num mesmo quarto. Se um deles se infeta, os outros vão logo todos pelo mesmo caminho. Para eles, a melhor quarentena não é ficarem em casa, é irem para a rua apanhar ar.

Anónimo disse...

Reparem que o "post" era sobre os imigrantes em Portugal mas o obcecado do Freitas conseguiu transferir isto para a América, só para cascar nos EUA!

Se isto não é doentio e verdadeira xenofobia contra a América, digam-me o que será!

Joaquim de Freitas disse...

Olhe que não, eu até admiro esta gente que procura “comprar” os cientistas e o seu trabalho de pesquisa para uso “exclusivo” dos seus amigos americanos.
É um país altruísta, sempre a ajudar os outros cidadãos do planeta, bombardeando por todo o lado, assassinando “cirurgicamente”os seus inimigos, com drones, onde quer que seja, impregnado dos mais altos valores da humanidade, valores que o anónimo defende com uma obsessão doentia.

Enfim, são os grandes amigos dos europeus como se sabe. Até nos vão enviar 30 000 soldados para jogar à guerra, sem nos garantir que não são infectados com o Covid 19, porque não têm equipamento para os testar. Boa gente, como o anónimo.

“O diário alemão Die Welt, citando fontes próximas do executivo alemão, que o Presidente norte-americano, Donald Trump, estaria a tentar, com elevados incentivos financeiros, garantir o direito exclusivo de uma potencial vacina contra o coronavírus em que trabalha o laboratório alemão CureVac.” Ângela Merckel recusa.

Uma coisa é certa: Os EUA terão sempre por esse mundo fora, lacaios para os servir e para os admirar.Obcecados ...

Joaquim de Freitas disse...

Ainda para o anonimo das 10:59, a ultima frase que escapou: Nenhuma única virtude moral tem sido cultivada nos EUA, excepto o egoísmo e a mentira, compulsivos quando se trata de Donald TRUMP.

Francisco Seixas da Costa disse...

O Joaquim de Freitas detesta assim tanto os Estados Unidos?

Joaquim de Freitas disse...

Ao Senhor Francisco Seicas da Costa : Como na maioria das coisas na vida, não há uma única resposta para tudo. Mas há um factor que domina todos os outros? E como o Senhor é um fino e experiente diplomata, por quem tenho grande respeito, deixo-o adivinhar.

O herói

25 de Abril de 1974. Escola Prática de Administração Militar (EPAM). Eram aí 11 horas da manhã. Abri a fechadura da sala do quarto do oficia...