quarta-feira, agosto 28, 2019

A nova comissária


Elisa Ferreira será a sexta pessoa, indicada por Portugal, a integrar a Comissão Europeia, desde a nossa entrada para as então Comunidades, em 1986. Não será a "comissária de Portugal", porque os comissários, embora indicados por cada um dos governos nacionais, não representam formalmente, na sua ação na Comissão, o seu país de origem. Compete-lhes assumir o interesse geral da União Europeia, embora uma regra não escrita acabe por admitir que, na sua presença no colégio de comissários, eles para aí carreiem a "sensibilidade" do país que os indica. Mas é falsa a ideia de que um comissário pode atuar como uma espécie de funcionário do país no seio da Comissão, aí defendendo abertamente os seus interesses nacionais.

Uma visão antiga e ingénua é a de que, a um país, interessa que ao comissário que indicou seja atribuída na Comissão uma "pasta" que corresponda especificamente aos seus interesses nacionais mais relevantes. Se essa perspetiva egoísta pode funcionar, às vezes, para os maiores Estados, é uma completa falácia no que toca aos restantes. Pela experiência de observação da vida europeia nas últimas três décadas, um comissário torna-se relevante quando, pela sua qualidade, consegue ganhar poder de influência pessoal no seio do colégio de comissários e a quem, pela horizontalidade do seu pelouro, os outros sejam obrigados a recorrer com frequência.

Portugal é dos escassos países que tiveram um seu nacional como presidente da Comissão Europeia, com a década de Durão Barroso. Antes, Cardoso e Cunha, Deus Pinheiro e António Vitorino tinham desempenhado o cargo de comissário europeu. Depois de Barroso, foi Carlos Moedas. Em 33 anos de presença na União Europeia, o PSD indicou quatro comissários e o PS apenas um. A "quota" socialista é agora reforçada, embora Elisa Ferreira não seja militante do PS.

Elisa Ferreira é um nome forte e prestigiado na Europa, largamente consensual em Portugal. Com uma passagem marcante pelo Parlamento Europeu, onde se destacou no debate da questão da União Bancária, a sua ida para vice-governador do Banco de Portugal foi uma decorrência natural, como natural seria que viesse a suceder a Carlos Costa, quando este terminar o mandato.

A nova comissária vem do Norte, foi docente na Universidade do Porto, trabalhou na antiga Associação Industrial Portuense e nunca deixou de refletir, em todas as fases da sua vida, a sua ligação regional. Acho extremamente positivo que uma competente mulher do Norte passe a ser o mais visível rosto português na Europa.

5 comentários:

Anónimo disse...

Curioso... os comissários não estão na UE para defender os interesses dos seus países mas, por outro lado, é importante que esta mulher esteja toda carimbada com "Norte".

Critérios...

Anónimo disse...

Tem currículo? Tem idoneidade? Nunca esteve ligada a práticas de infrações às regras legais ou regulamentares em que se regeu na sua atividade?
Ou em português mais corriqueiro e colocado ao mais pobre que concorre seja para que função for: é cega? Como nunca soube o que acontecia lá por casa?
O que nos sobra em vaidade, falta-nos em vergonha e carácter.
Não há emenda, pois todos os partidos se acotovelam para limpar a imagem de um dos seus.
Sempre que vejo a História do nosso país, fico envergonhada. E andamos nós a falar da História dos outros.
M. Lopes

José Figueiredo disse...

Conclusão: para muita gente ninguém se aproveita. Devem fazer parte da comissão de exame dos elevados à santidade.
José Figueiredo
Braga

Anónimo disse...

O PR congratula-se na TV com o facto de Portugal ir ter uma pasta à medida dos seus interesses. António Costa elogia Moedas por sempre ter pensado nos portugueses e aproveita para dizer que a Elisa é... portuguesa. Ou esta gente é anda a enganar o Zé Povinho ou FSC está numa de contra-corrente!

Carlos N.Ferreira disse...

Esta nomeação resolve dois problemas que me admira não serem tocados: deixa de ficar em linha para substituir Carlos Costa e permitirá a designação de alguém com um Curriculum decente para Governador do Banco de Portugal. A propósito, alguem conhece algum artigo "científico " publicado em revista prestigiada,por esta(parece que) professora doutora da Faculdade de Economia DO PORTO!

Maduro e a democracia

Ver aqui .