segunda-feira, junho 03, 2019

Brasil e Angola


A história política em torno da independência de Angola, em 1975, regista, em lugar proeminente, o facto do Brasil, sob ditadura militar, ter sido o primeiro país a reconhecer a República Popular de Angola, titulada pelo MPLA e presidida por Agostinho Neto.

Durante anos, fui ouvindo - em Luanda, em Nova Iorque e até em Paris - “zunzuns” de que havia ainda por contar outros aspetos da história da relação entre os militares brasileiros e os angolanos em guerra interna de poder. Mas nunca apurei nada de concreto.

Um estudo, agora conhecido (ver aqui), mostra que o Brasil manteve-se a jogar, até bastante tarde, em dois tabuleiros, com um apoio de assessoria militar às forças da FNLA de Holden Roberto, pelo menos até à histórica batalha de Quifandongo. 

É muito interessante poder ter mais este elemento para nos ajudar a aprofundar esse tema diplomático fascinante que é a relação do Brasil com a África que fala português.

4 comentários:

Gisele Lobato disse...

Sou a autora desse estudo e gostaria de saber se o senhor conversaria comigo sobre esses "zunzuns", por e-mail ou assim que eu retornar a Portugal. Em caso afirmativo, como o procuro?

Obrigada pelo post.

Gisele Lobato

José Ferreira Marques disse...

Ao tempo da batalha de Quifandongo, vivia em Luanda e tinha como colega de trabalho um alto quadro do MPLA. Comentando com ele o avanço da FNLA a partir do Caxito, e conhecendo eu a região por ter estado colocado na zona enquanto militar do exército português, garanti-lhe que nunca chegariam a Luanda: por mar era impossível, por terra bastaria esprá-los nos morros de Quifandongo. E assim aconteceu...

Portugalredecouvertes disse...

a história, mostra exemplos fascinantes de comportamento entre países "amigos"
- Guerra da independência dos EUA por exemplo:
...o Reino Unido da Grã-Bretanha emergiu triunfante contra a França na América do Norte…
...O envolvimento da França no conflito se mostrou decisivo para a vitória americana, mas, no geral, os franceses ganharam muito pouco e viram sua economia entrar em colapso. A Espanha foi outra que, apesar de estar no lado dos vitoriosos, não conseguiu conquistar muita coisa. Os holandeses, que também estavam em guerra contra a Inglaterra, acabaram sofrendo grandes perdas financeiras e territoriais…
a cadeira de quem sai não chega a arrefecer, apesar de nem sempre o desfecho ser o desejado nos objetivos...

Retornado disse...

Ernesto Geisel (na foto, o da esquerda)o presidente ideal para um brasil a precisar de uma boa ditadura, que se entendeu com africanos e portugueses, pretos, brancos, comunistas e capitalistas, das direitas das esquerdas ou nem uma coisa nem outra.

Só cometeu um erro, marcou abruptamente a data do fim da ditadura e deu no que deu.

Este rico brasil! mas antes assim!

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...