sexta-feira, fevereiro 09, 2024

Folguedo

Quando os portugueses decidiram prescindir dos trajes - que eram bem "cobertos" - dos seus históricos Carnavais, poupando no tecido, como se faz no outro lado do Atlântico, deveriam ter-se lembrado que o clima da Sapucaí é diferente do de Torres ou de Ovar.

4 comentários:

Anónimo disse...

nah, nada a ver. torres e ovar são diferentes. e as matrafonas podem ir "sem cortarem no tecido".

aguerreiro disse...

Mas por cá o calor... vem de dentro e mai-las vezes animado por uns "traçadinhos" e jeropigas, depois no final é o que se vê: As urgências e o SNS não dão vazão, mesmo com tudo vacinado, (Dizem)

Nuno Figueiredo disse...

felizmente há luar.

João Felgar disse...

Portanto o termo Folguedo ja é tao mais antigo que a existência de Portugal, o tal Folguedo que vem de Israel também se apelidam de Folgar, as histórias todas interligadas.

Nos na Republica assistimos a uma trapalhada de significados relativo a Folguedo, que nao tem nada haver com os bailes no Brasil, nao, isto sao invenções de gente que desconhece as suas raizes e a sua cultura.


CAPITULO XII.

STES são os Sacerdotes e Levitas, STES EST

que subiram com Zerubabel filho de Sealthiel, e com Josué: Seraias, Jeremias, Esdras,

17 Tambem em toda a provincia, e em toda a cidade, aonde chegava a palavra do Rei e a sua ordem, havia entre os Judeos alegria e gozo, convites e dias de folguedo: e muitos dos povos da terra se fizeram Judeos; porque o temor dos Judeos tinha caido sobre elles.

19 Os Judeos porém das aldeias, que habitavam nas villas, fizeram do dia quatorze do mez d'Adar, dia d'alegria e de banquetes, e dia de folguedo; e de mandarem uns aos outros presentes

22 conforme aos dias, em que os Judeos tiveram repouso dos seus inimigos; e ao mez, que se lhes mudou de tristeza em alegria, e de luto em dia de folguedo; para que os fizessem dias de banquetes e d'alegria, e de mandarem uns aos outros presentes, e aos pobres dadivas.


Folgar. Ter gofto de alguma coufa, de algum fucceffo, &c. Gaudere de aliqua re, gaudere aliquid effe, gaudere quod aliquid fit. Cic. Folgava muyto que &c. Capiebam animo non mediocrem voluptatem, quod &c. Cic. Folguei muyto com

Tomar hum folguedo. Lufione aliquâ, ou aliquâ ludicrâ exercitatione fe oblectare, já que no 1. livro De natura Deorum diz Cicero, At pueri etiam cum cejJant, exercitatione aliquâ delectantur.

1713
Folgar. Ter gofto de alguma coufa, de algum fucceffo, &c. Gaudere de aliqua re, gaudere aliquid effe, gaudere quod aliquid fit. Cic. Folgava muyto que &c. Capiebam animo non mediocrem voluptatem, quod &c. Cic. Folguei muyto com

Folgar é suceder alguem

Ridículo e grave

A acusação de traição à pátria dirigida a Marcelo Rebelo de Sousa é, para além de completamente ridícula, de uma extrema gravidade. Os parti...