quinta-feira, fevereiro 08, 2024

Excitações


 
Há pouco, numa conversa telefónica com um colega de profissão, falávamos de um livro recente de Gérard Araud, um diplomata francês que ocupou postos da maior relevância e que, nos últimos anos, tem vindo a colocar por escrito o fruto dessa sua longa experiência. Ambos havíamos conhecido e trabalhado com Araud e o meu colega comentou que lhe havia chegado que, nos meios da diplomacia francesa, houve quem estranhasse que, nesse livro memorialista, Araud só citasse, por uma única vez e ao de leve, o nome de Alain Dejammet, figura no entanto tutelar da sua carreira profissional. Isso estaria a ser visto por alguns como uma desconsideração para com a figura do prestigiado embaixador Dejammet. Com o que as pessoas se entretêm...

Não fui verificar se assim era, porque, no caos que hoje é a minha biblioteca, esse é um dos dois livros de Araud que não faço ideia onde para, embora tenha por única certeza que ainda não concluí a sua leitura. Mas, nisto, Araud está muito bem acompanhado, nas estantes e pilhas de livros cá por casa.

A que propósito vem isto? É que, há semanas, numa conversa com outro amigo, que não é diplomata mas que vive curioso com a vida dessa carreira que gostaria de ter tido, ele fez-me notar que, no livro que publiquei em novembro passado, eu me tinha "esquecido" de citar vários colegas e colaboradores, pessoas que ele sabia serem meus bons amigos. 

Nunca me tinha passado pela cabeça tal coisa! É que, ao contrário de Araud, que escreveu um livro de raíz, eu limitei-me a coletar textos já publicados no meu blogue, ao longo dos anos. São essas histórias, e só essas, que o livro encaderna. Não era possível estar a inventar episódios só para acomodar a simpatia, "a martelo", de uma referência. Mas, pensando melhor, posso imaginar que algumas pessoas possam ter partilhado idêntica estranheza.

1 comentário:

Nuno Figueiredo disse...

a biblioteca de babel...

Ridículo e grave

A acusação de traição à pátria dirigida a Marcelo Rebelo de Sousa é, para além de completamente ridícula, de uma extrema gravidade. Os parti...