sexta-feira, junho 26, 2020

Pin Pan Pum

O PAN parece estar a implodir. Ainda não é desta que Portugal consegue ter um partido ambientalista a sério.

9 comentários:

Anónimo disse...

Já vai sendo mais que tempo. Altere-se a Constituição. Das duas uma.
-A Os deputados na Assembleia da República perdem essa titularidade se "desinscritos" no seu partido de origem. O eleitor votou na sigla/icon de um partido. O partido coloca e retira os seus representantes na AR.
-B Os deputados na Assembleia da República são só os vencedores, por eleição (uni)nominal, no seu círculo. Se se "desinscreverem" no partido que os apoiou mantêm a representatividade, a titularidade.
Na situação actual mantem-se como deputado, com poder de voto na AR, alguém que somente se representa a si próprio. Caricato.

Anónimo disse...

Ainda bem! Pois verifica-se que este PAN, afinal não tem nada de sério nem, tão pouco, de ambientalista!

Luís Lavoura disse...

O PAN nunca foi um partido ambientalista a sério. Foi um partido animalista, o que é muito diferente de ambientalista.
O ambiente é constituído por espécies, não por indivíduos. Os indivíduos podem sofrer e morrer, mas a espécie prosperar. O ambientalista quer que as espécies prosperem. O animalista quer que os indivíduos sejam felizes.

Anónimo disse...

O PAN é um partido temático cuja única preocupação são os animais.
De ambientalista tem muito pouco.

Anónimo disse...

Há sempre aproveitadores. Houve no PCP, houve no BE, existe no Chega, Há-de ser sempre assim.

Jaime Santos disse...

O ambientalista, Luís Lavoura, é mais do que um simples gestor de ecosistemas. Olha para os animais como seres sencientes, logo merecedores de respeito, que não tem que ser do mesmo nível do que votamos à pessoa humana.

Quanto ao PAN, é uma ideia engraçada que pode prosperar e transformar-se num Partido Ecologista ou definhar graças as lutas intestinas, que podem dever-se clivagens ideológicas ou ódios pessoais.

Tem acontecido em muitos outros Partidos de diferentes quadrantes ideológicos. Eu diria que são ainda as dores de parto... Não o riscaria por isso do mapa tão depressa...

João Cabral disse...

A "democracia" deste perigoso partido começa a vir ao de cima. Mas há quem insista em só olhar para o Chega.

Anónimo disse...

Escreve-se "ecoSSistemas", para não se ler "ecoZistemas".

Luís Lavoura disse...

Jaime Santos

O ambientalista, Luís Lavoura, é mais do que um simples gestor de ecosistemas.

Claro que o ambientalista pode ser também, além de ambientalista, muitas outras coisas: socialista, católico, animalista, etc. Mas, tal como o socialismo e o catolicismo, também o animalismo nada tem a ver com o ambientalismo.

Aliás, não raras vezes caem em contradição. Um animalista considera uma crueldade que os veados sejam forçados a viver num ambiente onde há lobos que os podem estralhaçar. Um ambientalista considera que é desejável para a própria espécie veado que ela viva conjuntamente com a espécie lobo.

Parabéns, concidadãos !