segunda-feira, julho 02, 2018

Três notas lá de fora

1. Logo veremos como vai acabar a crise democrata-cristã alemã. Mas a tensão entre a CDU e uma importante setor da CSU, que Angela Merkel tinha conseguido manter formalmente sereno até agora, não é uma boa notícia para aquilo que a Europa deve fazer e que, sem a vontade da Alemanha, não pode fazer. Nos tempos que correm, por muito que alguns não gostem de ouvir isto, a revelação de fraquezas por parte de Merkel é sinónimo da fragilidade da Europa. E, por arrasto, de quem nela acredita.

2. A vitória de Lopez Obrador no México tem condições para poder vir a ser uma "revolução" maior do que pode supor-se. Não apenas a nível interno: baralha o sistema político, ocorre num país com contrastes sociais históricos, com áreas hoje tomadas pela criminalidade quase impune, é fruto de uma esperança difícil de concretizar. Também no plano internacional: naquilo que vier a ser o diálogo necessário com os EUA, no modo como o êxito ou inêxito do modelo vier a projetar-se, ou não, em alguma da restante América Latina, no "convívio" que Obrador vier a fazer, ou não, com o populismo.

3. Posso estar enganado (e desejaria estar), mas, desde o início, tenho um sentimento negativo quanto ao processo entre os EUA e a Coreia do Norte. Trump fez um gesto que, na sua perspetiva, tem de ter consequências práticas mensuráveis num determinado calendário temporal, e em especial eleitoral. Ora o "tempo" coreano é necessariamente outro, como (sempre) se viu no passado e isso pode vir a ter reflexos exasperantes no líder dos "tweets". Repito: espero estar enganado.

2 comentários:

Anónimo disse...

1- Na verdade reconheça-se o óbvio: a "União Alemã", como a "União Europeia", são melindrosos processos, ainda em plena construção.
2- Na primeira fase o socialismo, internamente, "disciplina" a sociedade. Criará um muro, do lado de dentro, o que terá consequências. Externamente escolherá os seus, novos, aliados. Os vizinhos não vai pode escolher.
3- O complexo industrial militar/CIA já mostrou de que lado está e sempre esteve. A Paz é linda, mas como vive da Guerra.... Será interessante ver o que um "business man", eleito #1 político nos EUA, irá fazer, ou não.JS

dor em baixa disse...

Fomos levados a pensar que a Coreia do Norte se desarmaria a troco de dinheiro, mas os seus dirigentes sabem que se o fizerem acabam como kadafis. Parece-me que a única hipótese seria a desnuclearização da península e a remoção do armamento nuclear posicionado no Japão. Mas quem acredita nessa solução? Tudo continuará como dantes.

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...