domingo, setembro 05, 2010

Espanha

Aquele antigo primeiro-ministro estava já, como se costuma dizer, um pouco a "cair da tripeça". Era um homem cordial, sempre sorridente, mas a idade não perdoava e ia-lhe afetando visivelmente a memória.

De há muito que, sempre que encontrava o nosso embaixador, tinha para ele um sorriso simpático, uma palavra agradável, um gesto amigo. O diplomata português, com toda a naturalidade, ficava satisfeito com essa recorrente manifestação de amabilidade e não perdia uma ocasião para saudá-lo.

Um dia. numa receção, o embaixador avistou o velho político e, arrastando consigo dois dos seus colaboradores, decidiu atravessar a sala e ir cumprimentá-lo. O antigo primeiro-ministro olhou-o com um largo sorriso, deu-lhe um abraço caloroso e, crendo, com isso, estar a fazer um gesto de extrema cordialidade, perguntou-lhe: "E então, diga-me, meu querido amigo, como vai a Espanha?"

O nosso diplomata, homem incapaz de se descompor, pressentindo o lapso do seu interlocutor, mas não o querendo contraditar de forma aberta, retorquiu: "Muito bem, senhor primeiro-ministro, muito bem. Pelo menos, essa é a perspetiva que nós, lá em Portugal, vamos tendo..."

8 comentários:

Guilherme Sanches disse...

A minha colega Inglesa viajava para Portugal, acompanhando três elementos de um cliente, jovens na casa dos 30, em visita à fábrica no distrito de Coimbra.
Pelo caminho, um deles, provavelmente quis exibir algum conhecimento e perguntou:
- em Portugal falam brasileiro, não é?...
Foi na semana passada.
Sabidos, estes ingleses...
Um abraço

LP disse...

Será que o Sr. "Tripeça" não fez mesmo a pergunta para a resposta obtida?

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimo Senhor Embaixador Francisco Seixas da Costa,

Na verdade, para além dos projectos de Federalismo Ibérico que já existiram, na actualidade a nossa interdependência económica e social com Espanha é cada vez mais uma realidade. Aliás, lembro-me de ter estado em Cambridge nos anos 80 e haver uma japonesa com boa formação que julgava que Portugal pertencia a Espanha.

Talvez, hoje devido à visibilidade internacional de algumas figuras públicas (L.Figo, C.Ronaldo, J.M.D. Barroso, A. Guterres, etc) e aos mega eventos da Expo 98 e do Euro 2004 isso não aconteça tanto. Mas, se vamos tentar realizar em parceria com a Espanha o Mundial de Futebol de 2018 ou 2022, pode ser que a confusão se volte a instalar em muitas pessoas no mundo...

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Snr. Embaixador:

Sou um seu leitor fiel, mas um tanto passivo, passividade que só se altera quando justamente o tema tem, de algum modo a ver com a "ameaça permanente".
Não sei se há relação de causa efeito ou se se trata de mera coincidência, mas ontem (Domingo, dia 05), no DN, o director daquele órgão, João Marcelino publicou um esclarecido artigo de opinião sobre o "Campeonato Ibérico de Saramago", que vale a pena ler. A ser com ele diz, episódios como o que V. Exª descreve, em tom ligeiro, arriscam-se a passar a ser mais a regra que a excepção...
Também eu, tal como JM, não compreendo a inacção de alguns serviços do Estado, que justamente é suposto (também) existirem para impedirem que saloios empertigados ponham em perigo aspectos essencias que devem ser tutelados pelo Estado. O que faz, neste caso, a tal Secretaria de Estado, snr. Embaixador?

Cumprimentos,

A. Costa Santos

patricio branco disse...

Ao ler a entrada evoco uma imagem que impressionou e enterneceu muita gente. Em 2009 ou 2008 circulou uma tremenda mas bela fotografia: o rei de espanha com o braço sobre o ombro de adolfo suarez, os dois passeando num verde jardim, vistos de costas, como que conversando. É facil encontrar na net a fotografia.
Que diriam os dois amigos e será que então A S (tal como o ex pr. ministro da entrada)tambem perguntou ao seu amigo juan carlos: "como vai espanha?". A sua já longínqua espanha.

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Patrício Branco: Aconselho a que leia o post

http://duas-ou-tres.blogspot.com/2010/03/espanha.html

patricio branco disse...

Caro FSC. Obrigado pelas suas linhas. Na verdade, a sua entrada "Espanha" teve a boa virtude de me recordar essa imagem do rei juan carlos caminhando com adolfo suarez, bem como a carga emocional e afectiva que a mesma tem. É uma imagem de antologia histórica.
É possível que a sua entrada tenha outro sentido que não percebi, mas a mim a reacção que provocou foi aquela apenas: lembrar-me de um excelente instantâneo duma amizade entre um político hoje atingido por um mal cruel e o seu amigo rei, os dois companheiros de anos de difícil governação e de uma tentativa de golpe de estado que os uniu para sempre.

OCTÁVIO DOS SANTOS disse...

Ao Sr. Guilherme Sanches:

Se eu fosse «mauzinho» (que não sou ;-) ), dir-lhe-ia que esse inglês não está longe da verdade – em Portugal começa-se a falar (e a escrever), cada vez mais, «brasileiro». Veja-se, por exemplo, este blog do Sr. Embaixador.

Além disso, esse tal «antigo primeiro-ministro» não estaria hoje completamente desactualizado. Graças aos «esforços notáveis» de, nomeadamente, José Sócrates e Gilberto Madaíl, já estivemos mais longe de (voltar a) ser uma província espanhola.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...