quarta-feira, setembro 08, 2010

O fim da Bélgica?

... e Tin Tin e Bob Morane? e Jacques Brel ? e Edgar P. Jacobs? e René Magritte? e Hergé? e Georges Simenon? e Morris? e Hugo Claus? e Paul Delvaux? e James Ensor? e Victor Horta? E muitos dirão: e Jean-Claude van Damme? e Eddy Merckx? e Salvatore Adamo? e Michel Preud'homme? e Jacky Ickx?   

Em tempo: atentos e competentes comentadores criticaram a ausência de alguns nomes desta modesta lista. Têm plena razão! Aconselho uma visita aos comentários.

12 comentários:

Santiago Macias disse...

O senhor é mesmo um democrata. Incluir o Jean-Claude van Damme... Ao menos o Preud'homme.
A situação é preocupante e pode induzir outras tentações do mesmo género. Há uma certa esquerda radical que se entusiasma com este género de implosões, apoiando freneticamente organizações como a ETA. Nunca percebi porquê.

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Santiago Macias: lá coloquei (justamente!) o Preud'homme. Tinha-me esquecido dele, porque, nas últimas horas, e por uma qualquer razão, não me apetece pensar em guarda-redes... Quanto ao "caceteiro", há gostos para tudo!

jose albergaria disse...

Caro Embaixador,
Isto das listas é o diabo.
E estes: Solvay, Claude Lévi Strauss, Paul Henri Spaak (um dos pais da CEE), Émile Vandervelde, Marguerite de Crayencour, Jonhy Haliday, nomeadamente.
Cumprimentos.
J.A.
NB - E há mais, muitos mais.

João Antelmo disse...

Senhor Santiago Macias,

Esquerda radical e...direita radical.
No caso da Bélgica, é mesmo a direita radical. Veja o Vlaams Blok, o grande entusiasta da secessão, abertamente racista e xenófobo.
Ou as muitas direitas, radicais ou não, que ao lado de várias esquerdas, embarcaram na aventura secessionista do Kosovo, encorajando assim os belgas "malgré eux" (e outros...).

Helena Sacadura Cabral disse...

Ó Senhor Embaixador nem como "caceteiro" ele se salva...

ARD disse...

E Hercule Poirot? e Margurite Yourcenar? e Paul Delvaux? e (pasmem) Audrey Hepburn?
Aconselho uma urgente visita a uma instrutiva página da net:

http://www.famousbelgians.net

FS disse...

Tio Francisco,

Adoro ler o seu blog. Os meus sinceros parabéns pelo trabalho notável que faz pelo nosso país.

Um forte abraço e um beijinho à Tia Gina.

Frederico Santos

Unknown disse...

Parece-me que há um tom algo romântico na abordagem deste tema. O problema é saber se certos Estados têm viabilidade ou não. Até porque, gostemos ou não, a realidade "Estado" está a sofrer alterações de fundo.

margarida disse...

...e os pralinés? - esses deliciosíssimos, desvairados, imprescindíveis bombons belgas?!

Julia Macias-Valet disse...

Eu continuo na minha...e o Elvis Pompilio ?

sem-se-ver disse...

e o CHOCOLATE belga?

sem-se-ver disse...

(fui até ali abaixo, voltei para adicionar nomes, agora num registo sério: os irmãos dardenne (cinema) e o enorme toots thielemans (jazz).

It was Ukraine

Two draft compromise proposals to end the war in Ukraine are on the negotiating table. In both, there is something unsaid that no one dares ...