quarta-feira, setembro 01, 2010

Novos "sítio" e blogue da Embaixada

A partir de hoje, o "Sítio" da Embaixada de Portugal passa a ter uma cara nova e um conteúdo algo diferente. Por ora, está apenas disponível em língua portuguesa mas, até ao final de Setembro, tê-lo-emos preparado em francês. Algumas outras novidades irão surgir, com o tempo.

O Blogue de atualização do "sítio", dedicado a dar conta de atividades da Embaixada e a fornecer algumas informações úteis, pode ser consultado a partir do "sítio" ou diretamente a partir daqui.

Como não temos a pretensão da infalibilidade, agradecemos que nos comuniquem eventuais erros, imprecisões ou sugestões de melhoria, através do seguinte endereço eletrónico: embaixada.portugal.paris@gmail.com.

7 comentários:

Anónimo disse...

Não temos a pretensão da infalibilidade;
Não!
Isabel Seixas

Miguel Albano disse...

Exmo. Francisco Seixas da Costa,

sendo eu um leitor assíduo e fã da sua escrita, hoje tomo a liberdade de comentar este seu artigo, pois toca-me em termos profissionais (comunicação digital).

Muito me surpreende, que em pleno ano de 2010, uma Embaixada Portuguesa tenha um endereço num domínio não estruturado e um endereço de email alojado no Google.

Como é que estas situações não estão previstas pelo MNE? Porque é que não existe um Portal das Embaixadas, que agregue os diferentes sites das embaixadas e (sonhando um pouco mais alto) disponibilize uma infra-estrutura comum a todas?

Se calhar sou eu, que já vou em 2020.

De qualquer forma, continuação de um excelente trabalho e boas escritas. Eu por cá, continuarei um leitor assíduo.

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Miguel Albano: Muito obrigado pelos seus comentários.
Quando à coordenação central dos "sítios" das missões diplomáticas e consulares, é assunto que, naturalmente, me ultrapassa. A prática tem sido cada um fazer por si, o que até favorece alguma diversidade e algum "benchmarking".
No tocante ao endereços informáticos, é evidente que a Embaixada e os seus funcionários têm os seus endereços
"corporativos". O blogue, porém, tem uma dinâmica muito própria e requer alguma maleabilidade de gestão, pelo que foi uma opção pessoal minha o recurso ao "gmail".
Nós somos profissionais de política externa, não somos profissionais de informática, nem temos meios para pagar a estes últimos para fazer as coisas com grande rigor formal. O nosso objetivo é, com entusiasmo, servir as pessoas o melhor possível, com os meios à nossa disposição e com a "massa crítica" existente, perdendo o mínimo de tempo possível.

Helena Oneto disse...

Enfim!!!:) Parabens!

Miguel Albano disse...

Exmo. Francisco Seixas da Costa,

obrigado pela célere resposta.

Sem dúvida que tenho muito mais interesse em ver o nosso "pessoal" diplomático entregue às funções de política externa.

Mais, a "independência" de implementação por parte das embaixadas tem claramente benefícios.

Contudo, alguma centralização e definição de guidelines globais poderia resultar numa maior consistência de comunicação que também beneficiaria todas as partes.

Mas lá está, vícios profissionais :)

Continuação de um excelente trabalho.


Miguel Albano

Anónimo disse...

Parabéns,
para além da informação relevante do ponto de vista da oferta de serviços, inclui informação pertinente sobre o País com dados estatísticos sobre a população que até nos permite fazer alguma colheita de dados sistematizada.

Ainda não consegui ler tudo com a atenção devida, mas o que li gostei e permitiu-me conhecer...Também a composição do Staff, que sinceramente desconhecia não na globalidade, mas na sua especificidade.
Isabel Seixas

josegomes.martins@gmail.com disse...

Linquei desde o primeiro dia que saiu para a praça pública!

It was Ukraine

Two draft compromise proposals to end the war in Ukraine are on the negotiating table. In both, there is something unsaid that no one dares ...