segunda-feira, dezembro 11, 2023

Livro



Na chuvosa noite de sábado, muitos amigos e conhecidos juntaram-se para a sessão de apresentação do meu livro "Antes que me esqueça", na Livraria Lello, no Porto. 

Foi um duplo privilégio: ver organizada a sessão naquele espaço único e ter como "apresentador" o meu amigo Augusto Santos Silva, também presidente da Assembleia da República.

Escrevi "apresentador" com aspas porque, por sugestão do próprio, a sessão teve um formato diferente de uma apresentação tradicional. Augusto Santos Silva foi-se referindo a vários aspetos do livro, mas ia-me fazendo uma espécie de "entrevista", que me servia de "deixa" para as minhas "entradas". A sessão converteu-se assim num mano-a-mano, com intervenções alternadas. 

Julgo que, para as pessoas presentes, pode ter sido curioso ver-nos "desconstruir" o Ministério dos Negócios Estrangeiros, as suas virtualidades e particularidades, alguns vícios e alguma maneira própria de ser. Sempre com um grande respeito por uma instituição onde Santos Silva deixou uma excelente marca e eu tive grande gosto de trabalhar por quase quatro décadas.

No final, ainda houve tempo para responder a questões colocadas por via digital, dado que a sessão era acessível à distância.

Achei imensa graça ao exercício. Agradeço muito a disponibilidade do meu amigo Augusto Santos Silva e o acolhimento da Lello, nas pessoas da Dra. Aurora Pinto e da sua equipa. 

4 comentários:

Luís Lavoura disse...

Questiono: quem paga estas apresentações do livro? O Francisco? A editora?
É que, o aluguer da livraria Lello (e quiçá o do auditório 2 da Gulbenkian) não deve ser propriamente barato.

Francisco Seixas da Costa disse...

É muito estranho - embora não surpreendente, vindo de si - o seu comentário, Luis Lavoura. Não sendo o eventual custo da cedência das salas pago por fundos públicos, como é óbvio, único motivo que poderia justificar uma legítima curiosidade, só por uma pouco sã coscuvilhice é que interessará a alguém saber essa informação. Os ingleses têm uma frase que se aplica como uma luva a Luís Lavoura: "Mind your own business"

Flor disse...

Tenho pena mas não conheço a Livraria Lello. Aquela escadaria é conhecida além fronteiras. Penso que a Direcção bem podia ter fornecido um mobiliário mais adequado para a apresentação da obra.

Tony disse...

Sr. Embaixador. Olhe que o autor desta velada e atrevida dica, pode ser subentendida, como mais uma cunha do Presidente Marcelo.

Encore Pivot