sexta-feira, dezembro 29, 2023

Fernando Reino


Quando, em 1979, cheguei a Oslo, para o meu primeiro posto no exterior, tive o privilégio de ter como embaixador Fernando Reino, uma das "rising stars" da casa. Reino, uma "força da natureza", era um democrata e europeísta. Trabalhei sob as suas ordens cerca de um ano, até ao momento em que ele foi chamado a Lisboa, para chefe da Casa Civil do presidente Ramalho Eanes. 

Fernando Reino representou mais tarde Portugal junto das organizações internacionais em Genebra, sendo depois embaixador em Madrid e na ONU, em Nova Iorque. Ficámos amigos e em permanente contacto desde então. Fernando Reino morreu em 2018. Nos anos anteriores, tivemos dois divertidos almoços com outros amigos.

Há poucas horas, um cruzamento de referências na internet trouxe-me as inesperadas imagens de uma conversa que Fernando Reino e eu tivemos na RTP, em 1996, moderada por Nicolau Santos. Gabo-me de ter excelente memória, mas não tinha a menor ideia de ter feito esta entrevista ao lado de Fernando Reino. As relações entre Portugal e a Espanha eram o tema em análise.

Na peça, Reino, então já há muito reformado, está igual a si próprio, desassombrado, chamando "os bois pelos nomes", sem perder, no entanto, alguma prudência diplomática que lhe vinha da profissão. Eu, pelo contrário, vejo-me demasiado Secretário de Estado, "muito certinho", algo "redondo", politicamente correto, irritantemente oficioso. Mas achei imensa graça observar-me 27 anos depois e reencontrar este mano-a-mano com essa excelente figura da nossa diplomacia que foi Fernando Reino.

Quem tiver interesse, pode ver aqui.

2 comentários:

Flor disse...

Muito obrigada.

Nuno Figueiredo disse...

tão novinhos que nós éramos...

Ridículo e grave

A acusação de traição à pátria dirigida a Marcelo Rebelo de Sousa é, para além de completamente ridícula, de uma extrema gravidade. Os parti...