quarta-feira, janeiro 29, 2020

Operação de normalização

Um dos deputados da direita radical assumiu ontem no parlamento uma atitude democraticamente inaceitável e abertamente racista. Nada que nos deva admirar, vindo de quem vem. Aguardemos, contudo, nas próximas horas, nas redes sociais e nos media, as “atenuantes”. Estejam atentos.

12 comentários:

Anónimo disse...

Desiludidos do PS , PSD , CDS , e outros não sei , tencionam votar nesse partido . Eu também ...

Luís Lavoura disse...

A que deputado e a que postura se refere? Não sei, esclareça-me.

alvaro silva disse...

Isso tem que ser visto no seu real contexto e como resposta a uma provocação também ela racista. É bom não ser zarolho!

Anónimo disse...

1) "Um dos deputados da direita radical (...)" - mas, há vários?

2) E, quanto ao que verdadeiramente interessa - a louca proposta da racista Joacina -, tem opinião ou fica-se pelos "faits divers"?

Luís Lavoura disse...

alvaro silva

uma provocação também ela racista

Refere-se à proposta do Livre de enviar para Angola (ou outras ex-colónias) obras de arte angolanas que atualmente se encontram em museus portugueses? Sendo que as obras de arte não têm, obviamente, raça, e sendo que nem Portugal nem Angola têm raça, não vejo como é que essa proposta pode ser considerada racista.

A raa é um atributo de pessoas. Países e obras de arte não têm raça.

Luís Lavoura disse...

Anónimo

a louca proposta da racista Joacina

A proposta da Joacina (e do partido que ela - ainda - representa) não deve ser totalmente louca, porque tem de facto sido levada a cabo em diversos casos e ocasiões por variados países civilizados.

Anónimo disse...

FSC já consegue perceber a bandeirinha da Guiné na celebração eleitoral ou continua a viver na Lua?

aamgvieira disse...

Para quem tenha dúvidas sobre o que é ou não é insulto, tomem como referência a palavra quadrilha usada pelo Chicão, o novel líder do CDS, para qualificar as esquerdas.

Com este novo referencial de boas maneiras políticas, fiquem à vontade para chamarem tudo o que entenderem desde que seja de quadrilha para cima!!!!!

Joaquim de Freitas disse...

O Anónimo de 29 de janeiro de 2020 às 08:53 disse:

: Desiludidos do PS, PSD , CDS , e outros não sei , tencionam votar nesse partido . Eu também...”


Nos anos 30, os “desiludidos” com a Republica de Weimar, acabaram em Dachau . Rapidamente.

Curiosamente, já há dez anos, foi assim no Parlamento Europeu. Entretanto, eles pululam na Europa.

A apóstrofe veio no meio do discurso de Martin Schulz. O socialista defendeu a necessidade de os países europeus agirem em conjunto face à crise quando o britânico Godfrey Bloom proferiu "ein Volk, ein Reich, ein Fuhrer" ("Um povo, uma naçao, um líder", o lema da Alemanha Nazi).

A câmara virada para Martin Schulz capta as palavras de perto. Martin Schulz faz uma pausa e exclama:"Repita o que acabou de dizer: ein Volk, ein Reich, ein Fuhrer, foi o que acabei de ouvir". Murmúrios de desaprovação.

O Presidente do Parlamento, o polaco Jerzy Buzek, chamou à ordem Godfrey Bloom e exigiu desculpas. Mas o britânico não ofereceu mea culpa. Pelo contrário. "As opiniões de Herr Schulz correspondem ao que eu digo. É um fascista antidemocrático."

Esperávamos palavras muito diferentes. O Parlamento condena o seu comportamento. Pode expressar as suas opiniões, mas não pode insultar os seus colegas", responde Jerzy Buzek, que pede a Godfrey Bloom que saia do hemiciclo. Só podia obedecer.

É "só se ele não acrescentou: “e estamos a montar campos de concentração para resolver o problema"..

A banalização do nazismo leva longe…

Retornado disse...

Vários paises europeus gostariam de devolver uns tantos africanos para a sua terra, ou ou impedir que uns milhões de africanos atravessassem o mediterrâneo...
mas agora é tarde.

Visão para esse problema já tiveram os ingleses, que já se isolaram na sua ilha para tentar remediar o mal que já está feito.

Em 500 anos de convivência o europeu continua com dificuldade em entender o africano, mas o africano já topa ao longe as manhas do europeu.

Anónimo disse...

Subscrevo que que diz Álvaro Silva. Exatamente é necessário não distorcer a verdade! Só não se entende a excitação dos partidos do arco da governação! Ou seja, a senhora pode dizer as maiores barbaridades e o que entende e os outros não...! Desculpem isto não é ditadura?

Anónimo disse...

Quando o Lavoura diz que a "louca proposta" não pode ser louca porque foi levada a cabo por vários países, calculo que ele também concorde com a pena de prisão perpétua, pena de morte e outras ideias do Chega que, afinal de contas, foram levadas a cabo em imensos países...

Se é esse o critério...

Parabéns, concidadãos !