terça-feira, janeiro 21, 2020

Regina Duarte


Foi em julho de 1992. Eu vivia então em Londres e fui uns dias, em férias, a Nova Iorque. Na Broadway, estava uma peça teatral de grande sucesso, “Death and the Maiden”, para a qual tive a sorte de conseguir arranjar bilhetes. Era a história de uma mulher que encontra, em sua própria casa, trazido casualmente pelo seu marido, o homem que a tinha torturado e violado, anos antes, durante um período de ditadura política. Sem que isso fosse explicitado, tudo apontava para situar o episódio no Chile de Pinochet, tanto mais que o autor da peça era dessa nacionalidade. O elenco era de luxo: Glenn Close, Gene Hackman e Richard Dreyfuss.

Sentámo-nos no teatro e, por uma imensa coincidência, ao meu lado ficou Regina Duarte, a excelente atriz brasileira, que tinha entrado em várias novelas que tínhamos visto na televisão. Não sou muito dado a esse tipo de gestos, mas não resisti a falar-lhe, expressando a minha admiração pelo seu trabalho como atriz. Foi muito simpática.

No final da peça, Regina Duarte chorava. Fiquei com grande respeito por aquelas lágrimas. O peso insuportável das ditaduras latino-americanas de extrema direita estava ali todo, naquela sala. Percebi que uma mulher e atriz brasileira, que também tinha passado por um regime similar àquele, sentia, como ninguém, a situação que ali via retratada.

Há horas, foi anunciado que Regina Duarte aceitou ser secretária da Cultura de Jair Bolsonaro.

Às vezes, há coisas que não rimam.

10 comentários:

Anónimo disse...

Há muitas maneiras de ser patriota. O senhor embaixador conheceu, seguramente, muita gente honrada que serviu o Estado Novo.

Anónimo disse...

Efetivamente é uma desilusão.... como se pode ficar tão ofuscado pelo dito poder?, bem só me resta desejar que consiga fazer a diferença!

Luís Lavoura disse...

Se calhar, Duarte chorava, não como pessoa de esquerda (que não sei se ela é), mas como mulher. Ela chorava perante a ideia de um homem que viola e tortura uma mulher. Ela identificava-se com a mulher na peça, não com a pessoa de esquerda.

Anónimo disse...

Só abona a favor do Bolsonaro! A little....

alvaro silva disse...

De facto os extremos tocam-se e são gêmeos na intolerâcia

Joaquim de Freitas disse...

" Anónimo disse...
Só abona a favor do Bolsonaro! A little....
21 de janeiro de 2020 às 09:56"



Pois, pois, se a Senhora é de esquerda, vai talvez lavar a nódoa de Bolsonaro, de ter posto no mesmo lugar, o tal Sr. Alvim, um mundo de Cultura, que fez uma declaração sobre a Arte, plagiando um discurso de Goebbels, com as mesmas palavras, sob um fundo musical duma opera de Wagner, “Lohengrin”…

Os fascistas e os nazis gozam de boa reputação desde há alguns meses no Palácio da Alvorada…E por vezes, a gente de esquerda, também se acomoda bem com companhias incompatíveis com as ideias que professam. É a maleita da social democracia. Se existe algum proveito...

Anónimo disse...

Mas o Bolsonaro é alguma ditadura de extrema-direita?

Reaça disse...

Esta Senhora conheceu perfeitamente a qualidade de vida que havia no Brasil durante a ditadura militar do general Castelo Branco e do general Geisel e companhia.

Só que com este capitão Bolsonaro, a história não se vai repetir.

A Senhora tem azar.

Portugalredecouvertes disse...



Gostava de ver a Regina Duarte nas telenovelas !!!
poderá ser alguma coisa do género :
"Quem não luta não perde, mas também não ganha"

Anónimo disse...

O Leitor Joaquim de Freitas tem razão, Bolsonaro não passa de um traste fascistóide. E quando vai buscar alguém como o actual Ministro da Fazenda, que esteve com Pinochet (era mais novo!) para seu guru e dar aulas na universidade chilena de Santiago do Chile, defendendo o então Neoliberalismo da Escola de Chicago, de que Milton Friedman foi fundador, está tudo dito. O Neoliberalismo estva então a germinar, nos EUA, e por aí fora, Chile de Pinochet incluído (a par da sangrenta Ditadura dos Generais Argentinos), que muitos túmulos deixaram sobre os diversos Cemitérios.
Para quem, abjectamente, tente lavar o regime de Bolsonaro, como faz, infelizmente, Regina Duarte (!!!), que defende a Ditadura brasileira, as torturas, o grande capital brasileiro, etc e tal, só me resta desprezar semelhantes criaturas!
Faz bem Joaquim de Freitas vir até aqui, a este Blogue, de quando em quando, alertar-nos par as malvadezas da tal Extrema-Direita.
Uma boa semana!

Parabéns, concidadãos !