sexta-feira, janeiro 10, 2020

"Evasões"


A revista "Evasões" publica hoje o seu nº 250.

Trata-se de uma revista semanal com uma excelente qualidade de escrita e imagem, distribuída gratuitamente com o "Jornal de Notícias", à sexta-feira, e vendida separadamente nos restantes dias, por um preço extremamente acessível.

Sou um fã da "Evasões", confesso. Em especial, por nela escrever Fernando Melo, um dos mais sabedores críticos gastronómicos da nossa praça, cujas recomendações, de restaurantes e vinhos, nunca frustraram as minhas expetativas. Mas a "Evasões" tem-me ajudado a descobrir muito mais, nas minhas peregrinações pelo país.

Por alguns anos, eu próprio escrevi na "Evasões" uma modesta crónica de "gastrófilo". Depois, um dia, pedi escusa à minha "chefe", Catarina Carvalho, responsável pela revista, e saí discretamente de cena. O tempo não me chegava para tudo. Hoje sou apenas um leitor da "Evasões". Mas atento!

Um abraço de parabéns à equipa da "Evasões"!

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro Francisco,
Tal como você, sou Leitor assíduo da Revista Evasões (tal como, ao que posso ver, com satisfação, muitos outros Leitores). Que, aliás, já vinha quando a Evasões era uma Revista Mensal e de grande qualidade. Qualidade que, aliás, não perdeu, neste seu novo formato, semanal. E, tal como disse, nunca deixei de a comprar. A senhora onde eu compro, semanalmente, o JN - por causa da revista Evasões (visto simplesmente não comprar, há anos, qualquer jornal, seja ele diário, seja semanal, não há pachorra!), lá me guarda, à Sexta-Feira, o dito JN+Evasões. Leio, com enorme deleite tudo o que ali é escrito, embora haja semanas em que os artigos em questão sejam mais interessantes do que outros, noutras ocasiões.
Curiosamente, nesta última edição, lá li, com interesse, o que Fernando Melo escreve desta vez sobre o "Bem-Haja", em Nelas, que conheço bem. Afinal de contas, temos a nossa grande casa de família ali a uns 15m de Nelas (e de Ulgeiriça, onde, sempre que lá vou, felizmente com cada vez maior frequência,não deixo de dar um pulo, nocturno, até ao clássico e encantador bar inglês do Hotel de Urgeiriça, cujom pessoal já conheço de há anose são uma simpatia!) e, nesse sentido, por ali, naquela região andamos, passeamos e desfrutamos quer bom vinho, quer...boa gastronomia. Como é o caso do restaurante que Fernando Melo menciona e abona e bem! O Bem-Haja é "paragem" obrigatória para quem vai, ou passa, por aquelas bandas. E fica bem servido.
E, nesta vida que vou levando, lá vou passeando entre o Douro e a Beira-Alta, convivendo com excelentes gentes, de uma simpatia única. Nelas é uma vila organizada, simpática, pequena, mas com gente afável e que recebe bem. E, ali não muito longe, ainda se pode dar um salto até às Caldas da Felgueira e usufruir quer da acolhedora recepção do Hotel, excelente e não muito caro, mas, também, de uma saborosa refeição, a par da igual simpatia do pessoal que nos acolhe ali.
Bom Ano!
PS: Deixo-lhe uma sujestão: vá um dia por ali, viaje por aquelas paragens, entre outras sugestões, por exemplo, até ao Monto do Colcurinho, logo a seguir à Aldeia das Dez, beba uma cerveja fresca por ali, (que as Evasões já reportaram num belo artigo) e extasie-se com a vista que dali, do alto dos seus mais de 1.200m, se desfruta!
PS 2: fez bem em publicitar esta interessantíssima revista. Esta última edição tocou-me particularmente por ver/ler gente nova a trocar a Urbe pelo Interior Campestre. Aina bem que vai havendo gente mais nova a tomar esse tipo de decisões. Isto, já que o Governo (e os anteriores) não tem um plano, que se veja (!), para acabar com as assimetrias entre o Litoral/Cidade e a Província(Interior. Lamentável, ver tudo concentrado em...Lisboa, como se o resto do país não existisse!

Só para lembrar

Porque estas coisas têm de ser ditas, irritem quem irritarem, quero destacar a serenidade construtiva demonstrada por Pedro Nuno Santos e pe...