domingo, janeiro 26, 2020

Novo olhar no “Olhar o Mundo”


O “Olhar o Mundo”, para quem eventualmente não saiba, é um programa sobre política internacional que, todas as semanas, o jornalista António Mateus dirige na RTP, sendo atualmente emitido na RTP 3 e repetido em outros canais. Há vários anos que António Mateus assegura o programa, que antes teve a direção de Márcia Rodrigues e, depois, de Manuel Menezes.

Desde que António Mateus orienta o “Olhar o Mundo”, vários especialistas em relações internacionais conversam semanalmente com o jornalista sobre dois ou três temas de atualidade, num diálogo apoiado em peças televisivas (reportagens ou entrevistas), fazendo também uma análise sobre a semana anterior e deixando algumas pistas sobre a que se seguirá. Gravado à sexta-feira, cada “Olhar o Mundo” permanece atual apenas por escassos dias, porquanto a realidade internacional muda muito rapidamente. 

O que só poucas pessoas talvez saibam é que, desde sempre, todos os especialistas convidados fazem o programa sem a menor retribuição, o que julgo tornar o “Olhar o Mundo” num dos menos dispendiosos programas da empresa. Numa relação “qualidade/custo” deve ser difícil encontrar na programação da RTP algo mais eficaz.

Eu próprio fiz parte da equipa do programa durante alguns anos, tendo deixado de colaborar com regularidade no “Olhar o Mundo” a partir do momento em que assumi as funções que hoje ocupo na RTP (também sem qualquer retribuição, diga-se), como um dos seis membros do seu Conselho Geral Independente (CGI) - a entidade que escolhe a administração da empresa, que define as orientações estratégicas para a sua ação e que, em permanência, vela pelo cumprimento das obrigações de serviço público da rádio e da televisão públicas. Em princípio, nenhuma incompatibilidade existia entre as duas tarefas, mas senti-me mais cómodo ao não acumular ambas as funções.

A minha anterior ligação ao “Olhar o Mundo” torna-me assim algo “suspeito” na avaliação, altamente positiva, que faço do trabalho da equipa do programa. Assumo, sem o menor problema, esse viés, mas isso não condiciona a minha atividade na RTP, porquanto o CGI em nada interfere nos programas e na informação da estação.

É por essa razão que hoje me sinto totalmente à vontade para afirmar que o novo “recrutamento” feito por António Mateus, a professora Ana Santos Pinto, que esta semana se estreou no ”Olhar o Mundo”, constitui uma extraordinária mais-valia, por se tratar de alguém muito qualificado, com um grande rigor analítico e uma capacidade de exposição muito rara.

Todos os que, como espetadores, seguimos semanalmente o “Olhar o Mundo” estamos de parabéns por este valioso reforço da sua equipa. Ao António e à Ana deixo um abraço amigo, com votos de bom trabalho.

6 comentários:

Anónimo disse...

Foi minha professora e posso garantir que não deixa ninguém indiferente, alem do seu profissionalismo e rigor académico e cientifico.

Luís Lavoura disse...

sendo atualmente emitido na RTP 3

A que horas é emitido e repetido?

Luís Lavoura disse...

Quando é que é transmitido?
Procurei na internet e não vi nada a dizer o horário da transmissão.
Gostaria de ver uma vez, mas para isso preciso de saber o horário.

Anónimo disse...

Ainda se vê programas de televisão? Por isso é que cada vez mais os jovens não votam.

Francisco Seixas da Costa disse...

Caramba, Luís Lavoura! Um pouco mais de literacia informática! Vá a RTP Play, coloque “Olhar o Mundo” na lupazinha no canto superior e escolha a data

Luís Lavoura disse...

Francisco,
não sei nem quero usar isso do RTP Play.
Volto a perguntar, a que horas é que é transmitido o programa, porque eu quero vê-lo na televisão e não no computador.

O futuro