domingo, janeiro 19, 2020

Isabel dos Santos


Um grupo de órgãos de comunicação internacional de vários países começou hoje a divulgar documentos que transmitem fortes indícios de que a conhecida fortuna de Isabel dos Santos poderá ter assentado em benefícios ilegítimos, proporcionados pelo apoio do seu pai, durante o imenso tempo em que este presidiu aos destinos de Angola.

A confirmarem-se essas suspeitas, elas apenas virão confortar a perceção, muito generalizada, naquele país e fora dele, de que tão imenso património dificilmente poderia ter crescido, da forma como cresceu, se não tivesse tido “impulsos” políticos muito fortes. A documentação que já se conhece vai, contudo, mais longe, ao adiantar elementos que, na perspetiva dos jornalistas, podem configurar, não apenas privilégios, mas igualmente a prática de delitos de diversa natureza. Essa é agora uma questão para a justiça angolana, que já tinha procedido ao arresto de muitos dos bens de Isabel dos Santos.

As últimas semanas tinham já mostrado Isabel dos Santos num esforço para contestar publicamente as ações da justiça angolana face ao seu “império” económico-financeiro. Perante o detalhe destas últimas acusações e a montanha documental avassaladora que deve vir por aí, o caso promete poder entreter-nos por muito tempo.

Na África descolonizada, o cíclico rodar dos “alcratruzes da nora”, em matéria política, criando contrastes entre os ciclos sucessivos de poder, com consequências judiciais, é quase uma regra. Mas, a acreditar nos vultuosos valores que parece estarem envolvidos neste caso particular, a questão Isabel dos Santos tem uma tal dimensão que arrisca tornar-se jm “modelo” histórico quase sem precedentes.

5 comentários:

Anónimo disse...

"Interessante" também, mas que não nos deverá surpreender, é ver alguns políticos, ligados ao PS e PSD, envolvidos nesta porcaria, a par de alguns dos mais famosos e ricos Escritórios de Advogados (onde aliás por lá passaram outras tantas figuras com ligações ao PS, PSD e CDS).

Anónimo disse...

É pena não ter guardado uma palavrinha para a habitual e patética reação do "isto é racismo!", com a qual esta mulata tenta desviar as acusações. É que só isto dava um tratado.

Luís Lavoura disse...

A documentação que já se conhece vai, contudo, mais longe

O Francisco escreve como se já tivesse lido e ponderado toda a documentação apresentada.

Retornado disse...

E ai daquele que tocasse no pelo do presidente do MPLA, aí o PCP caí-lhe logo em cima.

Agora até o grande amigo do Savimbi, o João Soares, diz que já sabia dos corruptos Dos Santos...e sou eu retornado, e não apanhei nem uma pedrazinha brilhante!

Fui muito lorpa!

Mas é melhor rir para não chorar.

Anónimo disse...

Senhor embaixador! Agradecendo os tópicos de reflexão confesso que tudo isto é tão detestável que me dói, enquanto ser humano. Como é possível estas pessoas com toda esta ambição desmedida, perante um povo absolutamente espezinhado...que mundo este, que falta de dignidade e de respeito pelo seu semelhante...

Maduro e a democracia

Ver aqui .