terça-feira, janeiro 28, 2020

Confissão

 
Abomino gelatina. Nunca achei a menor graça àquela coisa tremelicante, de gosto duvidoso, que alguns se obstinam em servir, em certas ocasiões. O aspeto até pode ter a sua graça, mas eu não me alimento de graças.

Quando era miúdo, a minha mãe, nas festas que organizava para os meus aniversários, tinha por hábito rechear de gelatina colorida metades de laranja, retirando antes o seu interior, que imagino ia parar a sumos ou a saladas de fruta, partindo depois aos gomos essas metades. Eu nem tocava naquilo! Vivia na esperança de que os meus amigos de escola primária, convidados para aqueles lanches, se deliciassem e atulhassem com aquela coisa de cor viva, deixando-me a mim um maior usufruto das sandwiches, das bolachas, dos pudins, dos bolos, dos chocolates e de outras coisas verdadeiramente sérias.

Sei lá bem porquê, precisamente na data que é a de hoje, senti uma forte vontade de comer uns gomos de gelatina colorida em casca de laranja, como aqueles que a minha mãe preparava nesses dias que então eram de festa. Às tantas, isto deve ser da idade!

9 comentários:

Maria disse...

Muitos parabens. Nao sugiro que coma 1 gelatina pir cada ano dos que hoje conta mas...confedso que gosto muito do manjar e tambem fazia para os meus filhos e para mim.Um deleite. De repente voltou outra modernice com muito sucesso: vodka gelatina, com laranja e claro. Prefiro um simples "sctewdriver" bem gelado

CHEERS
Saudades
F. Crabtree

AV disse...

Parabéns!

Maria Isabel disse...

Parabéns Senhor Embaixador
Um dia muito alegre e muitas felicidades.
E já agora tente provar um bocadinho de gelatina.Eu também não gosto.
Maria Isabel

Luís Lavoura disse...

Pois olhe que comer gelatina far-lhe-ia muito bem, Francisco.
A gelatina é muito saciante, isto é, tapa a fome, permitindo que as pessoas comam menos e percam uns quilinhos.

CCF disse...

Deve ser mesmo, sem querer voltamos aos sabores da infância. Também não gosto de gelatina e fiquei ainda a destestá-la mais por a ter comido por obrigação um longo período.
~CC~

Anónimo disse...

É bom fazer anos...
Muitos parabéns!

Cardeal disse...

Muitos votos de que, ainda que esporadicamente, continue por muitos anos a satisfazer alguns caprichos da infância e Continue por muitos anos a satisfazer-nos com as suas “notas pouco diárias”. parabéns sr. Embaixador.

Anónimo disse...

Dizem que a gelatina, faz fortalecer o cabelo, mas o Sr. Embaixador, nessa matéria, vê-se bem que não precisa. Quanto à sua nostalgia de infância, todos temos disso, e não tem a ver com a idade. Eu, quando me sinto um pouco nostálgico, penso para mim, "ai quem me dera, estar no colo da minha mãezinha e a comer pão com doce".

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Muitos Parabéns, Senhor Embaixador!

Um abraço.

Os caminhos da justiça

Em 2019, numa publicação no Twitter, publiquei um comentário crítico sobre uma atitude de um treinador de futebol que tinha acabado de obser...